Governo e pescadores de acordo sobre novas medidas de gestão de pesca do goraz

Governo e pescadores de acordo sobre novas medidas de gestão de pesca do goraz

 

Ana Carvalho Melo   Regional   20 de Jan de 2015, 14:46

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse esta terça-feira que o Governo dos Açores "tem estado a avaliar" junto de várias associações de pesca da Região a criação de "um período de defeso, de um ou dois meses, para o goraz numa altura em que o animal esteja a desovar".

Esta medida, segundo Fausto Brito e Abreu, “permitiria que houvesse peixe mais tarde, numa altura em que o valor em lota do goraz é mais alto”.

O Secretário Regional do Mar falava no final de uma reunião com a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA), um encontro que serviu para os profissionais da pesca apresentarem as suas preocupações relacionadas com o setor.

A gestão de áreas marinhas protegidas e dos recursos pesqueiros, nomeadamente a gestão das pescarias do goraz, o aumento da fiscalização, a pesca turismo e a aquacultura foram alguns dos assuntos em análise nesta reunião.

No contexto da gestão de recursos, Fausto Brito e Abreu afirmou que foi também discutida a pesca lúdica, considerando que a regulamentação desta atividade deve ser revista.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.