Açoriano Oriental
Governo dos Açores visita Flores e Corvo entre terça e sexta-feira
O Governo dos Açores inicia na terça-feira as visitas estatutárias ao grupo ocidental do arquipélago, começando na ilha das Flores e culminando na sexta-feira no Corvo, cumprindo a deslocação imposta pelo Estatuto Político-Administrativo da região.
Governo dos Açores visita Flores e Corvo entre terça e sexta-feira

Autor: Lusa/AO Online

 

O estatuto determina que o executivo regional visite cada uma das ilhas da região pelo menos uma vez por ano e que o Conselho do Governo reúna na ilha visitada. Estas são as últimas visitas estatutárias às Flores e ao Corvo na atual legislatura.

Do programa consta a apresentação de projetos, visitas a obras e instituições, além de reuniões com diferentes entidades, incluindo os conselhos de ilha, estando, também previsto, como é habitual, que os membros do executivo recebam a população.

Os conselhos de ilha são um organismo consultivo que integra autarcas e representantes dos sindicatos e associações empresariais, além de outras entidades ligadas ao ambiente, pescas ou agricultura.

Na terça-feira, nas Flores, o ponto mais ocidental do continente europeu, o chefe do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, preside à apresentação do projeto para requalificar a área envolvente ao aeródromo e da Campanha Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, assim como à assinatura de um protocolo com os bombeiros de Santa Cruz das Flores para remodelar e ampliar o quartel.

Nesta ilha, onde o executivo regional tem encontro com o Conselho de Ilha e reúne-se em Conselho de Governo, Vasco Cordeiro tem ainda previstas reuniões com pescadores e agricultores e respetivas associações representativas.

Na quarta-feira, às 18:00 (mais uma hora em Lisboa), os membros do Governo recebem a população na escola básica 1,2 de Lajes das Flores.

No dia seguinte, o executivo açoriano chega ao Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago, com cerca de 400 habitantes, onde o presidente do Governo Regional vai estar no lançamento da primeira pedra da requalificação do serviço de apoio domiciliário da Misericórdia local.

No Corvo, Vasco Cordeiro reúne-se, também, com agricultores e pescadores e respetivas associações, e vai estar presente num lanche saudável para os 23 diabéticos que residem na ilha.

Pelas 17:00, o Governo Regional recebe a população, na escola básica e secundária Mouzinho da Silveira, reunindo-se, depois, o Governo Regional com o Conselho de Ilha e, mais tarde, o Conselho de Governo.

Na sexta-feira, último dia da visita estatutária, o presidente do Governo dos Açores desloca-se à obra de selagem do aterro e aos trabalhos de instalação da estação meteorológica da Fonte do Trevo, encerrando a visita com a divulgação do comunicado do Conselho de Governo.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados