Governo dos Açores mantém proteção de áreas marinhas sensíveis de Santa Maria

Governo dos Açores mantém proteção de áreas marinhas sensíveis de Santa Maria

 

Lusa/AO Online   Regional   29 de Dez de 2014, 12:18

O Governo dos Açores vai manter os condicionalismos da pesca em quatro áreas marinhas sensíveis em torno da ilha de Santa Maria, passando também a regulamentar as atividades marítimo-turísticas nestes locais.

De acordo com uma portaria hoje publicada no Jornal Oficial dos Açores, divulgada pelo gabinete de imprensa do executivo açoriano, a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia estabelece regras de acesso específicas para o exercício de atividades humanas na Baixa do Ambrósio, na Baixa da Maia, na Baixa e na área marinha em redor do ilhéu da Vila do Porto, duplicando a zona de proteção em cada um destes locais.

“Estabelecemos um regulamento para a utilização de quatro áreas marinhas protegidas de Santa Maria por operadores marítimo-turísticos que se dedicam ao mergulho”, declara o secretário do Mar, Ciência e Tecnologia, citado na nota.

Fausto Brito e Abreu acrescenta que na Baixa do Ambrósio o mergulho com jamantas é “cada vez mais procurado por turistas” e “carecia de algumas regras para garantir que os mergulhadores não estão em número excessivo junto desses animais”.

No âmbito das alterações agora introduzidas, o titular da pasta do Mar refere que foram ouvidas as associações do setor da pesca, profissionais das atividades marítimo-turísticas, a Universidade dos Açores, organizações não-governamentais de defesa do ambiente, a Autoridade Marítima e o Clube Naval de Santa Maria.

“Foi um processo muito participado que habilitou o Governo dos Açores para poder tomar uma opinião informada que defende os interesses dos marienses e de todos os açorianos”, considera Fausto Brito e Abreu, que destaca o “papel de liderança” do Parque Natural de Ilha de Santa Maria e do Clube Naval de Santa Maria na organização de várias reuniões.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.