Governo dos Açores felicita João de Melo pela atribuição do prémio Vergílio Ferreira

Governo dos Açores felicita João de Melo pela atribuição do prémio Vergílio Ferreira

 

Lusa/AO Online   Regional   21 de Jan de 2016, 09:58

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, felicitou hoje o escritor João de Melo, natural da ilha de São Miguel, pela atribuição do Prémio Literário Vergílio Ferreira.

 

De acordo com uma nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, numa mensagem de felicitações enviada a João de Melo, considera que este é “mais um reconhecimento do seu trabalho e da sua obra” que se junta aos vários prémios já obtidos a nível nacional e internacional.

O vencedor da 20.ª edição do galardão foi escolhido, na quarta-feira, durante uma reunião do júri do prémio, presidido por António Sáez Delgado e que, este ano, integrou Elisa Esteves, Gustavo Rubim, Carlos Reis e a escritora Lídia Jorge.

O líder do Governo Regional espera que o prémio agora atribuído pela Universidade de Évora “constitua um incentivo à continuação da sua produção literária, para satisfação dos seus leitores e para orgulho dos Açores”.

O escritor João de Melo, numa reação à atribuição do prémio, afirmou ser um homem “feliz, sem lágrimas”, sentindo-se distinguido pela qualidade da lista dos que o precederam.

“Se este júri decidiu inscrever-me nesse caminho, pois, então, muito bem, fecho-me no meu pequeno universo para olhá-lo um bocadinho para dentro, ver o que é que eu fiz dele e o que ele fez de mim e, em última análise, afirmar que vou, evidentemente, continuar a escrever, a publicar e a estar por aí”, declarou o escritor açoriano à agência Lusa.

O autor do romance “Gente Feliz com Lágrimas”, que venceu o Grande Prémio do Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, já venceu também os prémios Dinis da Luz, com a obra “O Meu Mundo não é deste Reino”, e da Associação Cultural, com os contos “Entre Pássaro e Anjo”.

Antigo conselheiro cultural na Embaixada de Portugal em Madrid, João de Melo soma mais de 20 títulos, de ensaio, antologia, poesia, romance e conto, e algumas das suas obras de ficção valeram-lhe prémios literários, nacionais e estrangeiros, estando traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México e Croácia.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.