Açoriano Oriental
Governo aumenta IRC e limita deduções a empresas que se financiam com dívida
O Governo vai aumentar o IRC através de um aumento da derrama estadual, que passa a aplicar-se para lucros superiores a 7,5 milhões de euros, e limita os benefícios fiscais às empresas que se financiam por dívida.

Autor: Lusa/AOonline

De acordo com o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, durante a apresentação das medidas de compensação à queda nas mexidas na Taxa Social Única (TSU), serão tomadas várias medidas de alargamento de base incidência do imposto sobre as empresas.

Entre estas está a limitação à dedutibilidade dos encargos financeiros, diminuindo assim os benefícios fiscais ao financiamento através de dívida, numa altura em que as empresas já enfrentam dificuldades para se financiarem.

O aumento da derrama, que se passa a aplicar aos lucros superiores, a 7,5 milhões de euros, juntamente com as restantes medidas permite, segundo o governante, aumentar a "progressividade do imposto" e, assim, proteger também as pequenas e médias empresas.

O Governo confirma ainda a intenção, já anunciada aos parceiros sociais, de aumentar a tributação sobre o tabaco, e que pretende tributar de forma mais elevada os bens de luxo, apesar de não detalhar de forma alguma como e em que nível o pretende fazer.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados