GNR ensina idosos a protegerem-se de situações de crime

GNR ensina idosos a protegerem-se de situações de crime

 

Lusa/AO online   Nacional   6 de Out de 2016, 17:24

Militares da GNR vão realizar durante este mês, em todo o país, ações de sensibilização junto dos idosos, que visam ensinar-lhes regras de segurança para se protegerem de situações de crime, violência e burlas, anunciou a corporação.

 

Integradas na operação “Idosos em Segurança 2016”, as ações irão decorrer nas casas dos idosos, em centros de apoio social e em diversas entidades de saúde, refere a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado.

O objetivo é “aconselhar e sensibilizar esta população para a adoção de procedimentos de segurança, no sentido de não serem vítimas de crimes, em particular de situações de violência, burlas e furtos e roubos em residências”, explica a GNR.

No passado mês de abril, a GNR realizou, em todo o país, a “Operação Censos Sénior 2016”, que teve como objetivos atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, identificar novas situações e informar as entidades competentes das situações de potencial perigo.

Nesta operação, foram sinalizados 43.322 idosos a viverem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, um número que quase triplicou desde 2011, ano em que foi realizada a primeira operação “Censos Sénior”.

Dos 43.322 idosos sinalizados - mais 4.106 relativamente ao ano anterior (9,4%) -, 26.000 vivem sozinhos (mais 2.004 relativamente a 2015), 4.626 moram em locais isolados (menos 579) e 3.085 vivem sozinhos e isolados (menos 203).

Os restantes idosos sinalizados (9.611) encontravam-se em “situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas”, mais 2.884 relativamente ao ano anterior.

Na sexta-feira, os militares vão realizar uma ação de formação em Mafra, no distrito de Lisboa, e outra em Matosinhos, no Porto.

As ações serão realizadas por militares das secções de Programas Especiais dos Comandos Territoriais.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.