Açoriano Oriental
França eleva ao máximo o nível de alerta terrorista após ataque em Moscovo

O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou o reforço do plano de segurança do país para o nível mais elevado na sequência do ataque em Moscovo reivindicado pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI).

França eleva ao máximo o nível de alerta terrorista após ataque em Moscovo

Autor: Lusa/AO Online

“Atendendo à reivindicação do atentado pelo Estado Islâmico e às ameaças sobre o nosso país, decidimos reforçar a postura Vigipirate ao nível mais elevado: urgência de atentado”, indicou Grabiel Attal na rede social X após uma reunião do Conselho de defesa no Eliseu presidida pelo Presidente, Emmanuel Macron.

O plano Vigipirate tinha sido reduzido em janeiro para o nível 2 (“segurança reforçada – risco de atentado”).

O ataque de sexta-feira a uma sala de concertos nos arredores de Moscovo que provocou mais pelo menos 137 mortos foi reivindicado por um grupo filiado no movimento ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) e considerado o mais mortífero em solo russo os últimos anos.

O número de mortos no ataque aumentou para 137, incluindo três crianças, anunciaram hoje investigadores russos, referindo que foram encontradas armas e munições no local.

Até ao momento, as forças de segurança detiveram 11 pessoas relacionadas com o ataque, das quais quatro participaram pessoalmente no atentado, segundo as autoridades russas.

Os suspeitos do ataque de sexta-feira compareceram na noite de hoje num tribunal distrital da capital da Rússia. Perante forte presença policial em torno do Tribunal distrital Basmanny, espera-se que a instância determine as medidas de coação para os suspeitos pelo ato de terrorismo ocorrido no Crocus City Hall, um grande complexo comercial na periferia de Moscovo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados