Açoriano Oriental
Fogo na ilha de São Miguel em fase rescaldo
Os focos de incêndio que se propagaram hoje na encosta da Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, na sequência de uma queimada, estão hoje à noite em fase de rescaldo, disse fonte da Proteção Civil dos Açores.
Fogo na ilha de São Miguel em fase rescaldo

Autor: Lusa/AO Online

Carlos Enes, do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, adiantou à agência Lusa, pouco depois das 21:00 locais (22:00 em Lisboa), que o incêndio estava em fase de rescaldo, depois de ter sido controlado por volta das 19:00.

Na origem do fogo, em que morreu um homem, esteve uma queimada “controlada”, feita por uma empresa que tinha autorização para a realizar, mas que acabou por se descontrolar, propagando focos de fogo em “mata morta, seca”, segundo a Proteção Civil dos Açores.

As chamas não queimaram zonas de floresta, porque ao acercar-se das árvores, o fogo “quase se autoextinguia”, já que, dado os níveis altos de humidade nos Açores, não há incêndios florestais, acrescentou a mesma fonte.

A dificuldade e a demora em controlar o incêndio deveu-se, segundo a Proteção Civil, à propagação de vários focos por zonas de difícil acesso, dificultando o transporte de água em autotanques.

Apesar disso, “nunca foi um incêndio de grandes dimensões”, sublinhou Carlos Enes.

No local estão ainda 57 bombeiros e 20 viaturas das corporações de Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Ribeira Grande.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados