Açoriano Oriental
Filho de Aníbal Pires contratado para assessor do Governo Regional
Uma semana após Aníbal Pires votar ao lado do PS o polémico diploma dos docentes, o seu filho foi contratado pelo Governo.
Filho de Aníbal Pires contratado para assessor do Governo Regional

Autor: Luís Pedro Silva
João Pires, filho do líder do PCP/Açores, foi contratado para prestar serviços de assessoria aeronáutica para a Secretaria Regional do Turismo e Transportes, uma semana após Aníbal Pires estar ao lado do Partido Socialista na votação do polémico do concurso extraordinário de professores.

O contrato de prestação de serviços (recibo verdes), por um período de dois anos, foi assinado a 31 de março de 2014, com um vencimento mensal de 1.130 euros (mais IVA), que representa um pagamento de 27.120 euros até ao final do contrato.

João Pires, apresenta as habilitações aeronáuticas de Licença de Tripulante Técnico n.º P-4278, segundo os dados apresentados no contrato de prestação de serviço.

Apesar de não ter sido divulgada a experiência profissional de João Pires, o contrato de prestação de serviço relata que vai prestar serviços de assessoria aeronáutica à Direção Regional dos Transportes.

O despacho do Secretário Regional de Turismo e Transportes para contratar João Pires foi a assinado seis dias após a votação do diploma do concurso extraordinário dos professores na Assembleia Legislativa dos Açores. Curiosamente, o PCP, liderado por Aníbal Pires, foi o único partido da oposição a apoiar a proposta apresentada pelo PS. Enquanto todos os restantes partidos da oposição estiveram contra a proposta e chegaram-se a ausentar do Parlamento no momento da votação do diploma. Foi a primeira vez que quatro partidos da oposição abandonaram a assembleia regional no momento da votação.

O líder do PCP/Açores, Aníbal Pires explicou depois a 17 de março, em declarações à agência LUSA, porque votou favoravelmente. “Não sendo a solução ideal”, o concurso extraordinário de professores aprovado no parlamento regional é a resposta mais adequada “no quadro atual” e responde às pretensões da generalidade dos docentes.

 

Bolsa de estudo a João Pires

João Pires já tinha beneficiado de uma bolsa de estudo paga pelo Governo Regional dos Açores, no âmbito da portaria n.º 80/2009, após iniciar a formação na Academia Aeronáutica de Évora, em 2011.

O despacho n.º 102/2011 de 24 de janeiro de 2011, da Direção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, aprovou o pagamento de uma bolsa de estudo correspondendo a 10 meses do salário mínimo para os Açores e ao pagamento de duas passagens aéreas de ida e volta, entre Ponta Delgada e Lisboa.

A bolsa de estudo foi financiada para frequentar o curso de Piloto de Linha Aérea, que tinha a duração de 21 meses.

A atribuição de bolsas de estudo para este curso acabaria por terminar, pouco depois, porque foi considerado não existir necessidade a curto prazo da companhia aérea açoriana (SATA) necessitar de pilotos.

A Academia Aeronáutica de Évora acabaria por fechar as portas no final de 2012, alegadamente, por falta de alunos.
PCP não comenta
A direção nacional do PCP, contactada pelo Açoriano Oriental, através do gabinete de imprensa anunciou que não vai comentar este caso nos Açores.
"Qualquer esclarecimento sobre os factos alegados na notícia deve ser dirigido ao próprio. Alheio a qualquer das questões referidas, não é da responsabilidade do PCP assumir o respetivo esclarecimento", afirmou o gabinete de imprensa do PCP. 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados