Açoriano Oriental
Festival Temps D'Images termina a 10 de janeiro com espetáculo "Ex Maquina"
O espetáculo "Ex Máquina", de Solange Freitas & Catarina Vieira, encerra a 10 de janeiro o Festival Temps D'Images, iniciado em setembro deste ano, com uma programação de espetáculos, conferências, filmes e instalações na capital.

Autor: Lusa/AO Online

 

Ao todo, esta 12.ª edição do certame multidisciplinar produzido pela Dupla Cena reúne 20 espetáculos, seis instalações, cinco conferências e 70 filmes de 37 artistas em 19 locais de Lisboa.

Entre hoje e domingo, na Galeria Goavista, em Lisboa, o festival exibe os filmes "Levée", dos artistas Boris Charmatz, e "Lenz", de César Vayssié e Mathilde Monnier e François Olislaeger, resultado de uma seleção do programador Jean-François Chougnet.

Até 04 de janeiro de 2015, o público também poderá ver, no âmbito do festival, a instalação em vídeo "Tour du Mont-Blanc", nas instalações da companhia dos Artistas Unidos, no Teatro Da Politécnica, em Lisboa.

A instalação do artista Pedro Vaz é o resultado de uma viagem pedestre ao chamado "teto da Europa", o maciço do Monte Branco, que atravessa três países: França, Itália e Suíça.

A obra foi criada depois de uma travessia de 174 quilómetros que durou 12 dias e durante a qual o artista fez um levantamento fotográfico a partir de uma regra de distâncias definida pela dimensão da própria natureza envolvente.

Entre cada distância, Pedro Vaz tirou duas fotografias, respetivamente, o lado esquerdo e o lado direito da paisagem, de modo a cobrir todo o ângulo de visão frontal.

Entre 08 e 10 de janeiro, às 21:00, o festival encerrará com o espetáculo de Solange Freitas & Catarina Vieira, "Ex Machina", também no Teatro da Politécnica.

O espetáculo, para maiores de 12 anos, pretende ser uma pesquisa à volta do conceito de deus ´ex machina´, das diferentes aparições e representações desta figura na literatura, no teatro, no cinema, desde os clássicos aos contemporâneos.

O objetivo, segundo as artistas, é "refletir, não só sobre este mecanismo dramatúrgico tão eficaz, quanto espetacular, mas sobretudo para repensar os elementos comuns a todas estas representações do sobre-humano, dos super-heróis".

Lançado em 2002 pelo canal francês ARTE, o Festival Temps D´Images decorreu pela primeira vez em Paris, Bruxelas e Roma, estendedo-se depois a outros países da Europa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados