Protecção Civil

Exercício testa resposta em cenário de forte tempestade

Exercício testa resposta em cenário de forte tempestade

 

Lusa/AO online   Regional   7 de Out de 2010, 15:43

Os efeitos de uma forte tempestade que se abate sobre a ilha de S. Miguel, nos Açores, são o cenário para o exercício Açor, que decorre na próxima semana para testar capacidade de resposta da Protecção Civil.
“O exercício decorre num cenário em que o arquipélago é assolado por um sistema de baixa pressão que provoca uma tempestade de chuva e vento”, revelou esta quinta-feira Pedro Carvalho, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Na sequência desta tempestade ocorrem situações como deslizamentos de terras, enxurradas, desabamentos de casas, cortes de estradas e falhas no abastecimento de energia.

O Exercício Açor, que envolverá cerca de duas centenas de bombeiros e uma centena de figurantes, além de escuteiros, radioamadores e voluntários da Cruz Vermelha, entre outras instituições, vai decorrer em Vila Franca do Campo, na costa sul de S. Miguel, entre 15 e 17 de Outubro.

Para José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, a realização deste exercício anual tem permitido “melhorar a capacidade de resposta” da Protecção Civil, até porque os cenários vão evoluindo em função da experiência adquirida.

José Contente considerou, no entanto, que este esforço da Protecção Civil a nível regional “deve ser replicado nos serviços municipais”, defendendo a necessidade de “melhorar a resposta aos planos existentes”.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.