Açoriano Oriental
Evacuação médica de tripulante de navio mercante (vídeo)
A Força Aérea e a Marinha através dos seus Centros Coordenadores de Busca e Salvamento Aéreo (RCC Lajes) e Marítimo (MRCC Delgada) coordenaram na segunda-feira, a evacuação médica de um tripulante, de 49 anos e de nacionalidade filipina, do navio mercante "Lady Christina", de pavilhão Holandês, com cerca de 108 metros de comprimento, que navegava a cerca de 260 quilómetros (140milhas náuticas) a sudoeste da ilha de São Miguel.
Carregando o video...

Autor: Ana Carvalho Melo

O pedido de auxílio foi recebido pela Marinha, no MRCC Delgada pelas 14h02, horas locais.

O MRCC Delgada contactou o RCC Lajes, solicitando o empenhamento nesta missão dos meios aéreos ao seu dispor.

O RCC Lajes planeou, coordenou e controlou toda a operação aérea, tendo enviado para o local uma aeronave EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “PUMAS”, com uma equipa médica do Centro de Saúde da Base Aérea Nº4 (BA4) a bordo, a fim de proceder à evacuação e estabilização do tripulante.

A extração foi efetuada com sucesso nas coordenadas estabelecidas pelo RCC Lajes, pelas 16H55, tendo a aeronave (EH-101MERLIN) aterrado no Heliporto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, em Angra do Heroísmo pelas 17H45, regressando depois às Lajes onde aterrou pelas 18H05.

As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento com aproximadamente 10 km/h e ondulação de 02 metros do quadrante Norte.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados