Grécia

Euro estável antes da reunião dos líderes europeus

Euro estável antes da reunião dos líderes europeus

 

Lusa/AO Online   Economia   7 de Jul de 2015, 06:39

O euro mantinha-se estável na manhã de hoje, horas antes dos líderes europeus discutirem o caminho a seguir relativamente à Grécia, na cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

Na sessão da tarde na bolsa de Tóquio, a moeda única europeia desceu ligeiramente para 1,1031 dólares e 135,30 ienes, em relação à cotação de 1,1057 dólares e 135.50 ienes na bolsa de Nova Iorque, na segunda-feira.

O dólar subiu para 122,66 ienes em comparação com a cotação de 122,55 ienes atingida em Wall Street.

“O pior cenário – uma saída do país do euro (‘Grexit’) – ainda não afetou muito o euro, enquanto os melhores cenários, incluindo uma solução negociada, também não são a melhor razão para comprar o euro”, disse à Bloomberg News Alan Ruskin, analista do Deutsche Bank.

Os gregos rejeitaram no domingo, em referendo, por ampla maioria (61,34%) as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Após o referendo de domingo, o euro baixou para 1,0963 dólares nas transações eletrónicas em Nova Iorque, antes de recuperar terreno nas praças financeiras asiáticas na segunda-feira.

A movimentação foi parcialmente motivada pela notícia da demissão do ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, horas depois de serem conhecidos os resultados da votação do povo grego.

Na sequência dos resultados do referendo, está agendada para hoje uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo. Tsipras, com um novo ministro das Finanças, Euclid Tsakalotos, comprometeu-se já a apresentar novas propostas.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.