Açoriano Oriental
ESA confirma que a nave Schiaparelli se despenhou contra a superfície de Marte
A nave europeia Schiaparelli "despenhou-se na superfície de Marte" na quarta-feira, anunciou hoje à agência francesa France Presse um responsável da Agência Espacial Europeia (ESA)
ESA confirma que a nave Schiaparelli se despenhou contra a superfície de Marte

Autor: LUSA/AO online

De acordo com Thierry Blancquaert, a ESA apercebeu-se do destino final da nave graças a uma foto tirada pela sonda norte-americana MRO, que está a orbitar o planeta vermelho.

A agência europeia não sabia, com exatidão, o paradeiro da Schiaparelli desde há dois dias.

A Schiaparelli "chegou à superfície de Marte a uma velocidade muito superior ao que estava previsto", disse Thierry Blancquaert.

Esta é a segunda vez que a Agência Espacial Europeia falha na aterragem de um veículo em Marte, 13 anos depois das desventuras da nave britânica Beagle 2.

“Acredita-se que a Schiaparelli caiu de uma altura entre dois e quatro quilómetros (de altura) e despenhou-se a uma velocidade considerável, a mais de 300 quilómetros por horas”, explicou, em comunicado, a ESA.

No comunicado, a ESA referiu que os seus cientistas acreditam que a nave que tinha por missão explorar a superfície do planeta e era uma importante aposta da agência espacial europeia teve uma “queda livre maior que o planeado”.

Os peritos especulam que os “propulsores” da Schiaparelli, que deviam controlar a queda, ao atuarem em sentido contrário à gravidade de Marte, se “apagaram prematuramente”.

Os cientistas da ESA continuam a compilar mais informação para determinarem o que realmente aconteceu, incluindo a análise dos dados que a Schiaparelli enviou durante a sua queda até à superfície de Marte.

 

*Notícia atualizada às 19h50

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados