Açoriano Oriental
Empresas de artesanato aumentaram mais de 20% nos Açores

O número de empresas de artesanato registou um aumento de mais de 20 por cento nos Açores desde 2015, estando atualmente inscritas 543 unidades produtivas no Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA).

 

Empresas de artesanato aumentaram mais de 20% nos Açores

Autor: AO online

“O Governo dos Açores tem adequado os seus programas de apoio ao desenvolvimento do artesanato, numa perspetiva de aumentar o número de unidades produtivas artesanais na Região e elevar a qualidade do artesanato”, afirmou o Diretor Regional do Apoio ao Investimento e Competitividade, citado por uma nota de imprensa do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS).

 Ricardo Medeiros, que falava quinta-feira, em Ponta Delgada, na abertura do V Festival de Artesanato dos Açores – Prenda, destacou os apoios existentes no sistema anual de incentivos financeiros do Centro Regional de Apoio ao Artesanato – SIDART, com o objetivo de “ajudar a atividade profissional dos artesãos e o desenvolvimento económico das empresas”.

Estes apoios contemplam a comercialização, a promoção, a formação e o investimento em estruturas e equipamento de produção.

“Este ano, candidataram-se 247 projetos, dos quais 142 foram aprovados, num investimento global de quase meio milhão de euros, a que correspondeu uma comparticipação financeira pública de mais de 240 mil euros”, afirmou o diretor regional.

 

PRENDA conta com mais de uma centena de artesãos

Este ano, o Festival de Artesanato dos Açores, que decorre até domingo, 26 de novembro, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, conta com mais de meia centena de artesãos e empresas de artesanato.

As 51 unidades produtivas artesanais presentes neste certame expõem e vendem trabalhos nas áreas dos presépios de lapinha, registos, bordados, escamas de peixe, brinquedos, cestaria, rendas, doçaria, bambu, bijuteria e cerâmica figurativa, entre outras.

Este festival é o maior evento de artesanato do ano organizado pelo CRAA, destacando-se os produtos certificados ao abrigo da marca coletiva ‘Artesanato dos Açores’, com mais de 70 artesãos já certificados

O PRENDA tem entrada gratuita e está aberto hoje, sexta-feira, das 18h00 às 23h00, sábado, das 14h00 às 23h00, e domingo, das 14h00 às 22h00.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados