Política

Empossado novo presidente polaco


 

Lusa / AO online   Internacional   6 de Ago de 2010, 12:06

O liberal Bronislaw Komorowski, de 58 anos, assumiu hoje funções como presidente da Polónia depois de ter tomado posse perante as duas câmaras do parlamento, reunidas para a ocasião.
Bronislaw Komorowski, próximo do primeiro-ministro polaco pró europeu, Donald Tusk, ganhou a 04 de Julho a segunda volta das eleições presidenciais, com 53,01 por cento dos votos, derrotando o rival conservador Jaroslaw Kaczynski, chefe do partido nacionalista eurocéptico Direita e justiça (PIS, oposição).

As eleições presidenciais foram organizadas na sequência do acidente de avião a 10 de Abril na Rússia, que causou a morte do presidente Lech Kaczynski, irmão gémeo de Jaroslaw, da mulher e de 94 outras pessoas, incluindo altos responsáveis políticos e militares, que seguiam a bordo.

Jaroslaw Kaczynski não assistiu à cerimónia no parlamento polaco, na qual participaram nomeadamente o chefe histórico do sindicato Solidariedade e antigo presidente polaco Lech Walesa, o antigo chefe de Estado Aleksander Kwasniewski ou o primeiro chefe de um governo não comunista polaco Tadeusz Mazowiecki.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.