Diabéticos têm maior risco cegueira e prevenção é fundamental para combater a doença

Diabéticos têm maior risco cegueira e prevenção é fundamental para combater a doença

 

Lusa/AO online   Nacional   22 de Set de 2014, 15:11

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) refere hoje que o doente diabético pode apresentar um risco de cegueira cerca de 25 vezes maior que a restante população, sendo a prevenção e tratamento precoce fundamentais no combate à doença.

A propósito do Dia Mundial da Retina, que se assinala no dia 29 de setembro, aquela entidade aponta que, em Portugal, 500 mil diabéticos nunca foram observados pelo oftalmologista e a retinopatia Diabética grave "é a principal causa de cegueira irreversível abaixo dos 60 anos".

O presidente da SPO, Paulo Torres, citado num comunicado hoje divulgado, explica que "as fases iniciais doença podem evoluir sem qualquer tipo de sintomas, sendo por isso uma fase silenciosa e enganadora da doença".

Nas fases mais avançadas, "o principal sintoma é a perda, muitas vezes de uma forma irreversível, da acuidade visual, geralmente consequência do edema macular que se vai instalando com destruição da área mais nobre da retina. Quando isto acontece, estamos perante as formas graves de retinopatia diabética", acrescenta.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.