Açoriano Oriental
Corvo e Flores sob aviso vermelho para vento e agitação marítima
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho as ilhas do Corvo e Flores, devido à agitação marítima e ao vento.
Corvo e Flores sob aviso vermelho para vento e agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo o IPMA, nestas duas ilhas as ondas podem atingir 11 metros até às 18:00 de sexta-feira (menos uma hora nos Açores), enquanto o vento pode registar rajadas superiores a 130 quilómetros/hora entre as 03:00 e as 12:00 de sexta-feira.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

Já no grupo oriental dos Açores, ilhas de São Miguel e Santa Maria, vigora um aviso laranja para agitação marítima entre as 12:00 e as 19:00 de sexta-feira, e aviso amarelo para chuva até às 07:00, e vento até às 09:00 de sexta-feira.

O aviso laranja para agitação marítima é antecedido de um amarelo das 06:00 às 12:00.

As ilhas do grupo central – Graciosa, São Jorge, Faial, Pico e Terceira – estão igualmente sob aviso laranja para agitação marítima, que vigora até às 18:00 de sexta-feira, e vento até às 12:00.

O IPMA emitiu, ainda, um aviso amarelo para chuva nestas cinco ilhas até às 03:00 de sexta-feira.

Segundo a meteorologista Vanda Costa, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, o agravamento do estado do tempo deve-se a “uma depressão muito cavada com um sistema frontal associado localizada a norte” da região.

Vanda Costa explicou que na sexta-feira, está previsto “um aumento da altura das ondas e a continuação de vento muito forte”, podendo as ondas atingir até 11 metros nas ilhas do Corvo e das Flores, sobretudo na costa oeste, e o vento ultrapassar 130 quilómetros/hora.

Neste dia, nas ilhas do Faial, São Jorge, Graciosa, Terceira e Pico as rajadas deverão estar na ordem dos 120 km/h, enquanto as ondas podem chegar aos nove metros.

No grupo oriental, especialmente na ilha de São Miguel, é expectável rajadas até 100 quilómetros/hora e ondas que podem atingir até nove metros, esclareceu a meteorologista.

 

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados