Cimeira da ONU que pretende definir novas metas para o desenvolvimento começa hoje

Cimeira da ONU que pretende definir novas metas para o desenvolvimento começa hoje

 

Lusa/AO Online   Internacional   25 de Set de 2015, 13:43

A cimeira das Nações Unidas que irá definir a nova agenda para o desenvolvimento sustentável e para o combate à pobreza no mundo começa hoje, em Nova Iorque, com a participação de um número recorde de líderes mundiais.

Na Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá durante três dias, em Nova Iorque, estarão presentes cerca de 150 chefes de Estado e de Governo, que representam três quartos de todos os membros das Nações Unidas.

A cimeira pretende fixar pela primeira vez objetivos únicos para nações ricas e em desenvolvimento, para países do norte e do sul, todos com a meta comum e principal de terminar com a pobreza extrema e vai retomar os progressos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM – oito, no total), que foram aprovados no ano 2000 e que tinham como prazo final este ano.

Os novos objetivos, dezassete no total, vão desde o combate à pobreza, acesso a água potável, acesso à educação, assim como a energia acessível a todos ou as comunidades sustentáveis.

Entre estes dezassete objetivos, estão 169 metas, cujo cumprimento será medido com cerca de 300 indicadores que a ONU elaborou para determinar como as nações estão a cumprir as promessas feitas.

A nova agenda, que estará em vigência até 2030, é de cumprimento voluntário.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.