Açoriano Oriental
Cemitério de São Roque do Pico inaugurado há 11 anos nunca foi utilizado
Um cemitério "inovador" inaugurado há 11 anos em São Roque do Pico ainda não foi utilizado, por opção dos habitantes e por falta dos equipamentos necessários, disse o presidente do município.

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

O cemitério, baseado num modelo canadiano, é constituído por nichos de betão em vez das tradicionais sepulturas, o que não foi bem acolhido pela população.

"Não havia uma manifestação de simpatia pelo novo cemitério, devido ao sistema inovador que apresentava", afirmou à agência Lusa o presidente do município, Mark Silveira, que pretende colocar a infraestrutura a funcionar durante este ano.

Segundo o autarca socialista, as "vozes" que se levantaram contra a obra tinham a ver com "questões de hábitos e tradições".

Por outro lado, o novo cemitério obrigava à aquisição de equipamentos e materiais específicos "para o seu funcionamento correto" e ainda "formação adequada para os funcionários", o que nunca aconteceu.

"Desde que tomei posse, foi sempre um objetivo colocar o cemitério a funcionar, que foi para isso que ele foi construído", salientou Mark Silveira, acrescentando que será necessário proceder, entretanto, a pequenas obras no local, uma vez que a estrutura já apresenta sinais de degradação.

O novo cemitério de São Roque do Pico, que resulta de projeto de arquitetura e paisagismo de Teresa Teixeira e Carlos Fazenda, foi uma das 80 obras selecionadas à data pela exposição "Habitar 2003-2005", organizada pela Ordem dos Arquitetos.

A obra, no valor de 245 mil, euros, foi inaugurada em novembro de 2005, pelo então presidente da Câmara Municipal, Manuel Joaquim Costa, do PSD.

A estrutura fica situada do lado oposto da estrada do antigo cemitério de São Roque, que continua a ser utilizado, apesar dos riscos de ruína da parte situada junto à encosta virada para o mar.

"Já houve uma parte do cemitério que ruiu devido ao recuo da arriba", adiantou Mark Silveira, acrescentando que esse risco "é mais uma razão" para a autarquia colocar o novo cemitério em funcionamento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados