Açoriano Oriental
Camélias dos Açores voltam a embelezar vale das Furnas este fim de semana

Centenas de camélias produzidas no vale das Furnas, nos Açores, entre as quais se encontra uma espécie única no mundo, vão estar em exposição no fim de semana, numa mostra que assinala este ano duas décadas.

Camélias dos Açores voltam a embelezar vale das Furnas este fim de semana

Autor: Lusa

A exposição de camélias, que irá decorrer no Pavilhão Multiusos das Furnas, organizada pela Câmara Municipal da Povoação, em colaboração com o Terra Nostra Garden Hotel e a Junta de Freguesia de Furnas, tem como um dos principais impulsionadores Fernando Costa, chefe do Parque Botânico Terra Nostra, e a sua equipa.

Em declarações à Lusa, Fernando Costa referiu que existem atualmente no Parque Botânico Terra Nostra cerca de 800 variedades de camélias, algumas das quais multiplicam-se através de estacas, sendo outras enxertadas.

O Parque Terra Nostra contém uma das maiores coleções de camélias do mundo, tendo sido distinguido em 2014 com o prémio "Jardim de Camélias de Excelência", pela International Camellia Society.

A coleção de camélias foi introduzida por Fernando Costa, em 1994, reunindo mais de 45 espécies de 800 variedades e cultivares diferentes.

Segundo Fernando Costa, "existe no parque uma camélia única no mundo", que denominou como Patrícia Bensaúde, após "ter sido reconhecida pelas instâncias internacionais competentes".

Segundo uma nota de imprensa da Câmara Municipal da Povoação, a 20.ª edição da mostra de camélias conta com mais de duas centenas de variedades que “estarão em exposição neste espaço, mais amplo e com maior capacidade de acolher mais artesãos e produtores locais, com o que de melhor se faz no concelho da Povoação para degustação e venda”.

A exposição será ainda animada por um programa musical assegurado no sábado pelo Grupo Folclórico de São Pedro, da Lomba do Cavaleiro, e no domingo pelo Grupo Folclórico das Camélias das Furnas.

De acordo com a Câmara Municipal da Povoação, a exposição de camélias das Furnas é “um ícone incontornável da oferta turística da ilha de São Miguel na época baixa e, a cada edição que passa, consolida-se uma aposta ganha, cumprindo a função da sua criação”.

Para além dos jardins e parques, as camélias são também cultivadas por particulares nos seus jardins, existindo em várias cores não só nos Açores, mas também no norte do país.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados