Autor: Pedro Nunes Lagarto
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL ) deste ano acolhe como convidada nacional a região centro e vai dar particular enfoque, em termos internos, ao turismo religioso, ao golfe e ao setor empresarial (’meeting industry’).
A BTL, agora designada feira, que começa hoje e decorre na FIL, em Lisboa, até domingo, mas que estará aberta ao público em geral apenas no fim de semana, contará ainda com a estreia do turismo paulista. “Queremos que esta feira seja também um momento de reforço da confiança dos empresários do setor. É interessante que apesar de os últimos anos não terem sido favoráveis, mesmo assim [o setor] teve um crescimento nas receitas externas, que contam como exportações”, afirmou o presidente da comissão organizadora, Vítor Neto.
As despesas de turistas estrangeiros em Portugal aumentaram 5,6% em 2012, de acordo com dados do Banco de Portugal, tendo o setor sido o maior contribuinte para o excedente da balança de serviços, um dado que Vítor Neto considera ter “passado um pouco despercebido”.
Desde a primeira edição a BTL recebeu 994.618 visitantes, entre profissionais e público geral, para além de 15.261 empresas, de acordo com dados da organização.
Este ano, Vítor Neto refere que vão ser 900 as empresas presentes, um número que considera “razoável, dada a conjuntura”.
A BTL conta com a presença de 36 destinos internacionais e oito regiões de turismo portuguesas, entre as quais os Açores.A
A SATA vai estar presente na BTL, integrando a estratégia de promoção do Destino Açores, através de um espaço próprio integrado no stand dos Açores, com um conjunto de ações promocionais, de onde se destacam as viagens com tarifas especiais que foram criadas para venda no decorrer do evento, assim como os prémios que serão distribuídos no âmbito de um jogo diário.
Regional
Ver Mais
-
Nordeste aplica taxa turística a partir de sexta-feira
Cultura & Social
Ver Mais
-
Cultura e Social
Terceira edição do Angra City Pass com seis espaços de visitação