Bruxelas propõe certificação comum de equipamentos de segurança nos aeroportos

Bruxelas propõe certificação comum de equipamentos de segurança nos aeroportos

 

Lusa/AO Online   Nacional   7 de Set de 2016, 11:10

A Comissão Europeia propôs hoje o estabelecimento de um procedimento único de certificação da União Europeia (UE) dos equipamentos de segurança usados para rastreios nos aeroportos.

 

Com a introdução de um certificado da UE, a aprovação de um equipamento de rastreio num Estado-membro é extensível a qualquer outro, através de um sistema europeu de reconhecimento mútuo dos equipamentos de segurança.

Com esta medida, Bruxelas quer contribuir para superar a fragmentação do mercado, reforçar a competitividade da indústria europeia da segurança e melhorar a segurança aérea em toda a Europa.

Os equipamentos de rastreio utilizados para fins de segurança da aviação são os equipamentos de segurança utilizados no rastreio de pessoas (passageiros e pessoal do aeroporto), bagagens de cabina, bagagens de porão, fornecimentos, carga e correio aéreos.

A legislação da UE em matéria de equipamentos de rastreio utilizados para fins de segurança da aviação tem por base normas elaboradas pela Comissão Europeia e adaptadas em função da evolução das ameaças e da avaliação dos riscos.

No entanto, a legislação da UE não prevê atualmente um procedimento de reconhecimento automático de certificação de equipamentos de segurança, o que implica que os equipamentos certificados num Estado-Membro podem ser colocados no mercado nesse país, mas não no conjunto da UE.

Os equipamentos de segurança utilizados no rastreio de pessoas, bagagens de cabina e mercadorias no setor da aviação representam um volume de negócios anual de 14 mil milhões de euros a nível mundial, dos quais 4,2 mil milhões de euros correspondem à UE, segundo dados de Bruxelas.

Atualmente, o mercado interno da UE para estes equipamentos de rastreio encontra-se fragmentado devido aos diferentes procedimentos nacionais de certificação.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.