Açoriano Oriental
Rajada máxima já atingiu os 140 quilómetros por hora nas Flores
A Autoridade Marítima apelou hoje para que ninguém saia para o mar, desaconselhando também a aproximação a zonas costeiras, tendo em conta os ventos fortes e ondas de grande amplitude que são esperadas nos Açores.
Rajada máxima já atingiu os 140 quilómetros por hora nas Flores

Autor: Lusa/AO Online

"Durante as próximas vinte e quatro horas são esperadas condições meteorológicas bastante adversas com ventos fortes e ondas de grande amplitude. A Autoridade Marítima desaconselha veementemente qualquer prática profissional ou de lazer junto à orla costeira, nomeadamente atividades de apanha ou pesca lúdica bem como todos os desportos náuticos", refere a autoridade em comunicado.

Na mesma nota, também enviado aos Clubes Náuticos, Lotas e Marinas, o Capitão do Porto de Ponta Delgada e Vila do Porto, e comandante local da Policia Marítima, Filipe Matos Nogueira, reforça ainda que a população "deve abster-se de se aproximar das zonas costeiras, nomeadamente falésias, praias ou molhes portuários expostos à intempérie marítima".

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou um aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para as ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Corvo) entre hoje e sexta-feira.

As previsões apontam para ventos fortes e agitação marítima forte, com ondas que poderão atingir 10 a 12 metros de altura e chegar aos 20 a 25 metros.

Vanda Costa, da delegação regional do IPMA, adiantou à agência Lusa que na ilha das Flores a rajada máxima de vento já atingiu os "140 quilómetros por hora".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados