Autarquia da Praia da Vitória oferece formação para preparar crescimento do turismo

Autarquia da Praia da Vitória oferece formação para preparar crescimento do turismo

 

Lusa/AO online   Regional   12 de Out de 2016, 17:11

A Câmara da Praia da Vitória vai disponibilizar formação gratuita para preparar as empresas ligadas ao turismo e a população em geral para o reforço de turistas previsto com os voos 'low cost'.

 "Pretendemos, com isso, que haja uma preparação para bem receber, não que atualmente não saibamos receber, mas para que tenhamos outras ferramentas para podermos trazer valor acrescentado nas nossas conversas", salientou, hoje, em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória em exercício, Tibério Dinis.

Em dezembro, a companhia aérea de baixo custo Ryanair inicia uma operação para a ilha Terceira, nos Açores, estando previstos seis voos semanais, quatro a partir de Lisboa e dois a partir do Porto.

Além dos voos 'low cost', que poderão trazer um aumento de mil turistas por semana à ilha Terceira, o autarca destacou que 2017 deverá ser um "ano recorde" de passagem de cruzeiros pela Praia da Vitória.

Nesse sentido, a autarquia criou um plano estratégico para preparar o crescimento do turismo, que passa pelo reforço da promoção do concelho e pela formação dos agentes locais, respondendo a um repto dos próprios comerciantes da cidade.

"Ou encaramos o desafio em conjunto e correspondemos em conjunto, ou então esse fluxo turístico grande que vamos ter a partir de dezembro pode ser até negativo, porque o passa a palavra deste fluxo turístico é bastante forte", salientou o autarca.

As ações de formação terão início no final deste mês e serão "gratuitas", sendo necessária apenas uma inscrição prévia.

Segundo Tibério Dinis, a formação destina-se a comércio tradicional, restauração, hotelaria, bares e cafés e agentes turísticos, mas também a taxistas, motoristas, agentes das forças de segurança, funcionários públicos com atendimento ao público e população em geral.

O objetivo é que os participantes tenham mais informações sobre os produtos turísticos oferecidos no concelho, mas também que os funcionários dos vários serviços tenham ferramentas para atender melhor, sobretudo no alojamento rural e local.

"A Praia da Vitória vai ter de se diferenciar pela excelência e pela proximidade no contacto com o turista", frisou Tibério Dinis, alegando que o alojamento local cresceu muito substancialmente, mas é preciso dar formação aos empresários.

Por sua vez, Lino Barros, representante dos comerciantes da Praia da Vitória, considerou que o setor terá de se adaptar ao crescimento do turismo, reforçando o 'stock', o número de funcionários e os horários de abertura, por exemplo.

"O comércio da Praia da Vitória tem noção de que isto pode ser uma tábua de salvação [face] a uma crise que se instalou há largos anos", frisou.

Além da formação gratuita, a autarquia vai reforçar a promoção tradicional e criar uma aplicação para telemóveis sobre os pontos turísticos do concelho, bem como reajustar os horários dos espaços municipais com interesse turístico e homologar novos trilhos pedestres.


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