Adjetivação em anúncios de venda de casa em Portugal reflete preços praticados

Adjetivação em anúncios de venda de casa em Portugal reflete preços praticados

 

Lusa/AO online   Economia   31 de Out de 2016, 14:17

Os adjetivos "excelente", "magnífica" e "luminoso" são os mais utilizados nas descrições dos anúncios de venda de casa em Portugal e refletem os preços da habitação, segundo um estudo da plataforma imobiliária Idealista hoje divulgado.

 

“A venda de uma casa exige, além de um esforço para conhecer o mercado e um ‘book’ fotográfico, uma boa descrição que pormenorize da melhor forma possível todas as características do imóvel”, apurou o estudo da plataforma Idealista.

Além de “excelente”, “magnífica” e “luminoso”, na lista dos 10 adjetivos mais utilizados para vender imóveis em Portugal estão “belíssima”, “sossegada”, “espaçoso”, “ampla”, “tranquila”, “luxo” e “fantástica”.

De acordo com o estudo, “os diferentes adjetivos qualificativos marcam também os preços da habitação”.

Neste sentido, os anúncios que incluem a palavra “excelente” têm um preço médio de 304.220 euros e são os mais baratos da lista dos 10 adjetivos mais utilizados, seguindo-se as casas “tranquilas”, com um valor médio de 360.093 euros, e as “sossegadas”, na ordem dos 365.755 euros.

Já o preço médio de uma casa de “luxo” situa-se nos 477.266 euros e é o atributo mais caro na adjetivação em anúncios de venda de casa em Portugal, seguindo-se, por ordem decrescente, as casas “fantásticas”, no valor de 420.735 euros, as “magníficas”, a 416.212 euros, as “belíssimas”, a 414.911 euros, e os imóveis “luminosos”, a 408.670 euros.

O estudo verificou ainda que os adjetivos preferidos dos vendedores variam em função do intervalo de preço em que se encontra o imóvel à venda, pelo que nas casas mais exclusivas (com um preço superior a um milhão de euros) “magnífica” é o atributo mais utilizado, seguido por “luminosa”, “belíssimo”, “excelente” e “ampla”, enquanto em relação aos imóveis mais económicos (com um valor inferior aos 150.000 euros) os principais adjetivos são similares aos gerais, surgindo dois novos conceitos: “ótimo” e “especial”.

Numa lista de 30 adjetivos usados nas descrições dos anúncios de venda de casa em Portugal, os proprietários e os profissionais imobiliários preferem utilizar adjetivos do género feminino (17), seguido pelo género masculino (sete) e neutro (seis), concluiu a plataforma Idealista.

Em relação às regiões do país, o estudo revelou que, apesar das diferenças entre os vários mercados imobiliários do país, “a maioria dos proprietários partilha as mesmas capacidades descritivas na hora de vender as casas, em que ‘excelente’ e ‘magnífica’ são os reis do vocabulário imobiliário em quase todas as regiões”.

Segundo a plataforma imobiliária Idealista, o adjetivo “espaçoso” surge também em todas as regiões, enquanto o Centro é a única região que não contempla “luminoso” na lista de adjetivos mais usados.

“Dentro do intervalo de preços mais baixos (menos de 150.000 euros), na região de Lisboa surge “remodelado” e no Algarve “renovado”, adjetivos que não se encontram na lista das restantes regiões”, revelou o estudo.

Já no mercado de mais de um milhão de euros, o adjetivo “luxo” é transversal a todas as regiões.


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