Açoriano Oriental
Açores registam subida de 11,1% nas dormidas turísticas em fevereiro

Os Açores registaram uma subida homóloga de 11,1% no número de dormidas em alojamentos turísticos, em fevereiro, depois de dois meses de descida, segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA).

Açores registam subida de 11,1% nas dormidas turísticas em fevereiro

Autor: Lusa/AO Online

“O Indicador de Turismo prevê que terão sido registadas no mês de fevereiro, em toda a região, cerca de 154,5 mil dormidas no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural)”, lê-se numa publicação do SREA, divulgada na sua página na Internet.

Segundo o Serviço Regional de Estatística, “o valor desta estimativa das dormidas é superior em 11,1% quando comparado com o valor provisório do mês homólogo (139,1 mil)”.

Em dezembro, o número de dormidas nos Açores registou uma quebra de 5,4% e em janeiro baixou 2,5%, face aos períodos homólogos.

O relatório do Indicador de Turismo destaca ainda o número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores, em fevereiro, com origem no estrangeiro e no território nacional (excluindo entre as ilhas).

De acordo com dados revelados anteriormente pelo SREA, os passageiros provenientes de voos internacionais (9.603) aumentaram 34,5%, enquanto os viajantes com origem no continente e na Madeira (55.715) subiram 5,2%.

A publicação realça também os levantamentos e compras em caixas automáticas e terminais de pagamento automático (TPA) feitos por nacionais (164,387 milhões de euros) e estrangeiros (12,123 milhões de euros), em fevereiro, nos Açores.

As compras realizadas em TPA atingiram 133,1 milhões de euros (mais 12,1% do que no período homólogo), dos quais 122,2 milhões com cartões de bancos nacionais (mais 11,4%) e 10,8 milhões com cartões de bancos internacionais (mais 20,3%).

Já os levantamentos em caixas automáticas atingiram 43,5 milhões de euros (mais 2,2%), dos quais 42,2 milhões nacionais (mais 2,3%) e 1,3 milhões internacionais (menos 1,8%).

Segundo o SREA, o Indicador de Turismo (IT) “tem por objetivo estimar a evolução geral da atividade económica no setor do turismo na Região Autónoma dos Açores”.

"O IT-Açores resulta da adição das estimativas das dormidas registadas nos três tipos de alojamento turístico e é divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque da Atividade Turística", lê-se na publicação.

A estimativa das dormidas no conjunto da hotelaria, no turismo rural e no alojamento local, "recorre aos valores registados no Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos" e à "extrapolação de tendências de acordo com a taxa de resposta expectável em cada caso".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados