Açores criam rede regional de bibliotecas escolares

Açores criam rede regional de bibliotecas escolares

 

Lusa/AO Online   Regional   6 de Nov de 2014, 17:52

Os Açores lançaram, no início deste ano letivo, o projeto da Rede Regional das Bibliotecas Escolares, no âmbito do qual serão promovidos diversas iniciativas para dinamizar estes espaços e promover a leitura, anunciou hoje o secretário regional da Educação.

Assim, segundo Avelino Meneses, em 2015, terá lugar a primeira edição do concurso “Palavras com História”, destinado ao ensino básico, no âmbito do projeto Rede Regional de Bibliotecas Escolares.

O secretário regional, que presidiu, em Ponta Delgada, ao lançamento oficial da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, explicou que será também promovida uma iniciativa de escrita criativa com o apoio de uma editora, Universidade dos Açores, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e Direção Regional da Juventude.

“Em vez de serviços contemplativos da ação educativa, as bibliotecas são hoje serviços cúmplices da ação educativa. Do mesmo modo, em vez de serviços para uso de professores, como sucedia antigamente, as bibliotecas são agora, essencialmente, serviços para uso dos estudantes, que devem ser estimulados à sua frequência”, considerou.

O titular da pasta da Educação nos Açores destacou ainda a realização de ações de formação para os coordenadores das bibliotecas escolares, que vão decorrer em colaboração com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e, eventualmente, com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“Vão ser chamados professores às escolas para relatos de experiências e estabelecimento de diálogo com estudantes e professores” referiu.

Avelino Meneses destacou, por outro lado, que os alunos vão-se envolver na dinamização das bibliotecas escolares, através da criação dos mediadores da leitura.

“Pelo exemplo, os alunos incentivarão o gosto pelas letras nos demais colegas, conferindo-lhes capacidade de escolha e crítica de textos para que, à sua maneira, se tornem agentes da construção e transformação da sociedade”, especificou.

O governante açoriano sublinhou que a Rede Regional de Bibliotecas Escolares não é um projeto a implementar num futuro “mais ou menos longínquo”, estando já “em execução, com trabalho realizado e planeado”.

A professora Ana Isabel Serpa, coordenadora da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, destacou que este projeto vai permitir aprofundar o trabalho destes espaços e promover o trabalho em conjunto.

A sede do projeto ficará localizada na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, considerando a sua coordenadora que a iniciativa irá ajudar a promover a construção do pensamento criativo e valorizar os níveis de excelência nos estabelecimentos de ensino.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.