Açoriano Oriental
27 reúnem-se para debater novo desenho da União Europeia
Uma reunião informal inédita vai juntar esta manhã, em Bruxelas, os líderes de 27 Estados-membros da União Europeia (UE) para debater a saída do Reino Unido do seu seio, na sequência do referendo da semana passada.
 27 reúnem-se para debater novo desenho da União Europeia

Autor: Lusa/AO Online

O encontro decorrerá horas depois de o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ter informado os seus pares do resultado da votação no seu país e defendido que caberá ao próximo Governo do país a decisão sobre os termos da saída.

Aos jornalistas, o britânico assumiu ter sido o seu último Conselho Europeu, no qual houve "um respeito unânime pela decisão britânica" de sair da UE, depois desta opção ter conquistado 51,9% dos votos.

O governante alegou ser necessário tempo para definir a desejada relação próxima entre as duas partes, uma posição que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse compreender.

Porém, o líder do executivo comunitário avisou "não haver meses para meditar", reafirmando a necessidade da ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, de saída de um Estado-membro, "o mais depressa possível".

Tal como na terça-feira, Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, António Costa.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados