Dia da Região celebra-se na segunda-feira na Praia da Vitória

Regional /
Praia da Vitória

1817 visualizações   

Os Açores comemoram na segunda-feira o Dia da Região, este ano com as comemorações a decorrer na Praia da Vitória, na Terceira, com um programa que suscitou alguma polémica por incluir uma tourada à corda.
 

O Dia dos Açores, instituído em 1980, celebra-se sempre na ‘Segunda-Feira do Espírito Santo’, data escolhida pelo parlamento regional por ser considerado “o mais popular dia de repouso na região”.

A comemoração deste dia pretende ser uma “afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional”, enquanto “base e justificação da autonomia política” da região.

Nesse sentido, a inclusão de uma tourada no programa gerou alguma polémica, atendendo a que, apesar de ser uma tradição na Terceira, ilha que acolhe as comemorações deste ano, não pode ser considerado um evento representativo de todo o arquipélago.

As comemorações deste ano, numa organização conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo Regional, começam com um desfile da charanga dos bombeiros, de escuteiros e das 10 bandas filarmónicas do concelho da Praia da Vitória.

O ponto alto será a sessão solene, durante a qual vão ser impostas 40 insígnias autonómicas que distinguem cidadãos e instituições que se notabilizaram por feitos cívicos ou serviços prestados à Região.

Na cerimónia deste ano serão impostas nove insígnias de Reconhecimento, trinta de Mérito e uma de Dedicação, não tendo sido atribuída nenhuma Insígnia Autonómica de Valor, a mais alta distinção da Região.

O reitor da Universidade dos Açores, Avelino Meneses, o político e jornalista Jorge do Nascimento Cabral, a título póstumo, a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, que se sagrou campeão nacional de voleibol, e a Esquadra 752, dos Puma e Aviocars da Base Aérea 4, nas Lajes, são alguns dos condecorados.

No final da sessão solene, que terá lugar no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, os convidados seguem para uma tenda montada junto à Marina, onde serão servidas as tradicionais Sopas do Espírito Santo.

Ao final da tarde, o areal da Praia da Vitória será palco de uma tourada à corda, encerrando o programa à noite com o espetáculo ‘Pulsar do Sonho’, uma produção da Academia da Juventude que será apresentada num palco montado na marginal da cidade.

Este espetáculo de duas horas de duração, que alia som e imagens em movimento, envolve cerca de três dezenas de artistas, dando a conhecer projetos musicais modernos que se baseiam na música açoriana tradicional.

As comemorações do Dia da Região têm vindo a ser realizadas em vários concelhos dos Açores e junto das comunidades emigrantes, tendo as mais recentes decorrido nas Velas, em S. Jorge (2008), em Toronto, no Canadá (2009), e no Corvo (2010).