Ambiente

Açores acolhe metade da população europeia de garajau rosado

Regional /
Açores acolheram em 2009 metade da população europeia de garajau rosado

1112 visualizações   

O arquipélago dos Açores acolheu em 2009 metade da população europeia de garajau rosado, uma ave protegida, tendo sido registada a nidificação de 1.198 casais nas nove ilhas.
 
A população de garajau rosado dos Açores em 2009 foi a maior da Europa, representando cerca de 48 por cento do total, segundo os dados do censo do projecto MoniAves, financiado pela Secretaria Regional do Ambiente.

Os dados hoje divulgados indicam que a ilha das Flores foi a que registou o maior número de casais de garajau rosado, tendo albergado 35 por cento do total das aves que nidificaram nos Açores.

Por outro lado, a ilha de S. Miguel, apesar de ser a que apresenta a maior extensão de costa, foi a que registou menos populações desta ave.

O censo revelou ainda que não houve garajaus rosados a nidificar no ilhéu da Praia, ao largo da Graciosa, que, em 2006, acolheu cerca de 44 por cento da população registada nos Açores.
Diário de Notícias Dinheiro Vivo Jornal de Notícias Notícias Magazine O Jogo TSF Volta ao Mundo Açoriano Oriental DN Madeira Jornal do Fundão