-
850 visitas0 comentário(s)
Pontuação: 0,0
Tweet
Frederico Cardigos dá exemplos
Frederico Cardigos sobre a qualificação das Flores a reserva da biosfera
Notícias relacionadas:
Outras notícias:
- Mau tempo nas Flores e Corvo
- Conservação do planalto dos Graminhais
- "Marques vai dispensar pelo menos 10 por cento dos trabalhadores", é a manchete do Açoriano Oriental
- Estação para Medição de Radiação Atmosférica fica permanente na Graciosa
- BES dos Açores registou resultado líquido de 876 mil euros em 2011
Ilha das Flores classificada reserva da biosfera
Regional | 2009-05-26 15:17
“Este galardão certifica a qualidade ambiental das Flores e consagra a boa relação dos seus habitantes com o mundo natural”, frisou Frederico Cardigos.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) classificou hoje as Flores como reserva da biosfera, numa decisão do Conselho Coordenador Internacional, que está reunido em Jeju, na Coreia do Sul.
A classificação das Flores foi justificada pelo facto desta ilha açoriana ser a zona que se encontra à superfície de um monte marinho criado por actividade vulcânica que começou há cerca de 10 milhões de anos.
A reserva da biosfera das Flores inclui toda a ilha, que a UNESCO considera ter aspectos paisagísticos, geológicos, ambientais e culturais relevantes, além das áreas marinhas adjacentes.
Na perspectiva do director regional de Ambiente dos Açores, esta distinção “vai permitir o desenvolvimento de actividades amigas do ambiente, que passam a ter um valor acrescido”, mas alertou que “compete às entidades públicas e privadas descobrir como utilizar esta nova ferramenta”.
Frederico Cardigos alertou ainda que a distinção da UNESCO não fará o executivo açoriano esquecer os problemas ambientais que ainda existem na ilha das Flores, nomeadamente ao nível das lixeiras e das pedreiras.
No total, existem a partir de hoje 553 reservas da biosfera em todo o mundo, localizadas em 107 países.
Em Setembro de 2007, a UNESCO tinha classificado as ilhas do Corvo e da Graciosa como reservas da biosfera.
Lusa / AO Online
0 Comentário(s)
Para fazer comentários no Açoriano Oriental online basta registar-se.
O registo é gratuito.








