Legislativas regionais

Compra de novos aviões da SATA foi golpe contra os Açores

Regional /

4467 visualizações   

O candidato do Movimento Partido da Terra (MPT) Manuel Moniz disse que a compra dos novos aviões da SATA "foi um dos maiores golpes perpetrados contra os Açores pela actual administração regional".
 
"Mais de 20 milhões de euros serão gastos, desnecessariamente, acrescidos de uma soma não quantificada de gastos a mais com combustíveis e poluição que serão desbaratados sem razão", acrescentou.

    Numa declaração política lida aos jornalistas numa acção de campanha junto à igreja matriz de Ponta Delgada, Manuel Moniz sustenta que as explicações dadas pelo Governo regional "ofendem a inteligência e fazem perceber que estamos a ser roubados e alguém vai lucrar às nossas custas".

    O candidato do MPT afirma que no tempo da administração do anterior presidente da SATA, António Cansado, foi pedido um estudo "à mais reputada universidade do mundo em termos aeronáuticos: a Universidade de Cranfield, no Reino Unido".

    Porém, adiantou, "em vez de apresentar o estudo dessa reputada entidade quando anunciou a compra dos aviões da Bombardier - mais caros, mais poluidores e menos versáteis que os da ATR - a SATA, com o patrocínio do Governo Regional, pareceu fingir que ele [estudo] nunca existiu".

    Manuel Moniz sublinha que "o estudo desapareceu, António Cansado foi despedido porque alguém com mais força no Governo quis que a SATA comprasse os aviões da Bombardier".

    Para o MPT "o novo avião tem custos exagerados na compra, operação e manutenção, além de ser demasiado grande para os Açores o que obriga a obras no aeródromo do Corvo".

    "Esta é uma mancha sobre a actuação do Governo e o MPT exige clarificação bem como demonstra a péssima qualidade das diversas oposições, que não souberam, por incapacidade própria e inércia, desmascarar o que se estava a passar nas nossas costas", finalizou.
Diário de Notícias Dinheiro Vivo Jornal de Notícias Notícias Magazine O Jogo TSF Volta ao Mundo Açoriano Oriental DN Madeira Jornal do Fundão