Açoriano Oriental
Vida e obra de Vitorino Nemésio encenada para alunos e turistas
A vida e obra do escritor Vitorino Nemésio está a ser dada a conhecer aos alunos e a turistas dos Açores, através de um ator de teatro amador que encarna a personagem, vestido a rigor.
Vida e obra de Vitorino Nemésio encenada para alunos e turistas

Autor: Lusa/AO Online

“Todas as vezes que se fala na Praia da Vitória [ilha Terceira], mesmo na comunicação social, refere-se a localidade como berço de Nemésio, mas acho que faltava conhecer melhor quem foi o escritor que escreveu tanto sobre a sua terra e que a maior parte das crianças e dos nossos jovens desconhecem”, disse Ricardo Martins à agência Lusa.

Vitorino Nemésio, escritor e professor, autor do programa "Se bem me lembro", que passou na RTP entre 1969 e 1975, foi responsável, entre outros, pelo romance “Mau tempo no canal”, que já foi adaptado para televisão e que é considerado pela crítica literária como um dos maiores romances da literatura contemporânea portuguesa.

O ator de teatro explicou que foi a partir da necessidade de colmatar esta lacuna que propôs à Câmara Municipal da Praia da Vitória que o projeto fosse desenvolvido junto das escolas, o que veio a ser aceite.

“Quem se apresenta nas escolas é Vitorino Nemésio na primeira pessoa, interpretado por mim. E depois é ele que ali está, que responde às perguntas das crianças e que conta a sua vida de forma erudita, poética e educativa“, afirmou o intérprete.

O ator de teatro, animador cultural de profissão, explicou que se apresenta perante os alunos “vestido a rigor” como Nemésio, trajando uma calça preta, casaco com lenço de bolso, o canivete com que o escritor afiava o lápis, a par dos cigarros que fumava e relógio de bolso.

Ricardo Martins já foi confrontado por parte dos alunos com várias questões, como, por exemplo, se é filho de Vitorino Nemésio ou familiar, porque fala e se expressa “exatamente como ele”.

O animador cultural declarou que o projeto chegou entretanto aos turistas, às terças-feiras, através das suas visitas à casa-museu Vitorino Nemésio, que está a ser alvo de obras de remodelação por parte da Câmara Municipal da Praia da Vitória, visando acolher melhor quem visita o espaço.

Apesar de inicialmente projetado para as escolas da Praia da Vitória, Ricardo Martins, que não teve oportunidade de conhecer Nemésio, afirmou que o projeto já despertou o interesse de outros estabelecimentos de ensino nas ilhas do Faial e Pico.

Ricardo Martins possui no portal ‘Youtube’ vídeos onde é possível visualizar as suas interpretações do romancista açoriano, que começou a apreciar através do programa de televisão “Se bem me lembro”

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados