Veleiro não tripulado lançado nos Açores ruma à Terra Nova

Regional /
Mar Oceano

1284 visualizações   

Um pequeno veleiro não tripulado, lançado ao mar nos Açores há um mês, está atualmente a cerca de 700 milhas da ilha do Faial, em direção à Terra Nova, revelou hoje fonte da organização.
 

 

Segundo disse à Lusa Carla Gomes, da "Oceans On", um dos parceiros do projeto "Leva Portugal ao Mundo", o pequeno barco ‘Moby’, montado por alunos das escolas do Faial, encontra-se atualmente "mais ou menos a meio caminho entre os Açores e a Terra Nova, no Canadá".

"Nota-se que o ‘Moby’ está claramente sobre a influência dos ventos e do anticiclone dos Açores", explicou Carla Gomes, que a partir de um computador consegue seguir o percurso da pequena embarcação que tem instalado a bordo um aparelho de GPS, que indica permanentemente a sua posição.

O barco não tripulado, em fibra, é um modelo vendido em 'kit' nos Estados Unidos da América e tem 1,5 metros. Foi montado por alunos de três escolas da ilha, esteve nos primeiros dias sob a influência das correntes marítimas, que o arrastaram para sul do arquipélago, mas, entretanto, os ventos fortes empurraram-no para norte.

"O ‘Moby’ encontrava-se na sexta-feira, em linha reta, a cerca de 700 milhas da marina da Horta, mas já percorreu mais milhas", adiantou a Carla Gomes, acrescentando que o desafio lançado aos alunos das escolas envolvidas é tentar descobrir agora quantas milhas o barco já percorreu, ao longo do seu percurso.

O pequeno veleiro, cujo nome se inspirou na mítica figura da literatura popular, a baleia “Moby Dick", leva já um mês de mar, embora tenha tido alguns percalços iniciais (ficou sem sinal de GPS e a vela do barco rasgou-se), entretanto resolvidos.

Apesar de seguir para norte, rumo à Terra Nova, Carla Gomes sustenta que "existe um grau de imprevisibilidade muito grande" em relação ao local onde o barco poderá vir a dar à costa, já que está apenas dependente dos ventos e das correntes marítimas.

O ‘Moby’ foi um dos primeiros veleiros portugueses a ser lançado ao mar no âmbito do projeto "Leva Portugal ao Mundo", que tem como coordenador nacional a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, com a parceria do Instituto Superior Técnico.

O veleiro está integrado numa regata internacional promovida pelo projeto educativo norte-americano "Educational Passages", em que participam vários países do Arco Atlântico.

O percurso do Moby pode ser acompanhado através destes ‘sites’ na Internet www.emepc.pt/kit-do-mar/projetos/leva-portugal-ao-mundo ou educationalpassages.com.