Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro sublinhou em Bruxelas importância do combate ao desemprego jovem
O presidente do Governo Regional dos Açores sublinhou, durante uma visita a Bruxelas, a grande "preocupação" do seu executivo com o desemprego jovem, independentemente de a região autónoma apresentar das taxas menos elevadas.
Vasco Cordeiro sublinhou em Bruxelas importância do combate ao desemprego jovem

Autor: Lusa/AO Online

Vasco Cordeiro, que falava à saída de um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, indicou que a reunião foi dominada pela questão do emprego jovem e de criação de emprego, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, até por se tratar de “uma matéria que tem merecido da parte do presidente da Comissão um carinho muito especial”.

“Nós temos efetivamente de continuar a fazer este trabalho. Não é pelo facto de os Açores serem uma das regiões com uma taxa de desemprego mais baixas que isso nos deve descansar. Nós continuamos com a necessidade de vencer esse desafio da criação de emprego, e sobretudo de emprego jovem, e é sobretudo esta matéria que me trouxe até aqui e que constituiu o motivo da nossa reunião”, declarou.

O presidente do Governo Regional destacou que a grande preocupação do seu executivo vai “no sentido de garantir que nenhum jovem sai da escola sem uma oportunidade de poder, ou através de emprego, ou através de um programa de formação, ver reforçada a sua qualificação e, por essa via, ver reforçada também a questão das condições para a sua empregabilidade”.

Segundo Vasco Cordeiro, no quadro do novo orçamento plurianual da União Europeia para 2014-2020 (que ainda está a ser negociado entre Conselho e Parlamento Europeu), existe “o grande desafio que há em transformar esse quadro comunitário de apoio numa oportunidade para reforçar a competitividade da economia, para criar emprego, e sobretudo uma atenção especial à questão do emprego jovem”.

Antes de ser recebido por José Manuel Durão Barroso, o presidente do Governo Regional dos Açores já se havia encontrado, da parte da manhã, com o comissário europeu para a Política Regional, tendo também nessa reunião assegurado a Johannes Hahn que a qualificação dos jovens, a formação e a empregabilidade serão prioridades da região no próximo período de programação financeira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados