Autor: Lusa/AO online
Um dia depois de ter tomado posse, Vasco Cordeiro entregou à presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís, a ‘pen’ que contém a proposta de Programa de Governo que vai ser discutida na próxima sessão plenária do parlamento regional.
“O Governo entregou o seu programa no primeiro dia em que o podia fazer, sendo certo que tinha 10 dias para o fazer, o que é um sinal da forma como pretendemos trabalhar, com a maior celeridade, na tarefa de ajudar os Açores e os açorianos a ultrapassar esta fase que vivemos”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas.
O presidente do executivo regional salientou que o documento “corresponde aos compromissos que o PS apresentou aos açorianos” durante a campanha eleitoral, frisando que pretende “dar resposta às necessidades sentidas no dia-a-dia”.
Nesse sentido, destacou uma “preocupação muito grande” com a economia, no sentido do potencial que encerra para a criação de emprego, e com o apoio social para ajudar as famílias a ultrapassar a atual fase de dificuldades.
Vasco Cordeiro salientou ainda que o documento entregue na sede da Assembleia Legislativa, na Horta, Faial, inclui também questões de natureza “mais estrutural”, atendendo a que “é um programa para a legislatura”.
A sustentabilidade da autonomia regional e de setores como a saúde são algumas das preocupações do governo nesta perspetiva de “mais longo prazo”.
Vasco Cordeiro reafirmou ainda o diálogo e a concertação como “objetivos estabelecidos” pelo executivo, afirmando esperar que, depois de analisarem o documento, os partidos políticos com assento parlamentar digam de “sua justiça” sobre a proposta de Programa de Governo.
Nas declarações que prestou aos jornalistas, o presidente do Governo dos Açores revelou ainda que os nomes dos novos diretores regionais serão conhecidos num “curto espaço de tempo”, acrescentando que “entrarão em funções à medida que forem sendo designados”.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”