Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro entregou Programa do XI Governo dos Açores
A criação de emprego e o apoio às famílias são as principais preocupações que marcam o Programa do XI Governo Regional dos Açores, esta quarta-feira entregue na Assembleia Legislativa, no primeiro dia do prazo definido para o efeito.

Autor: Lusa/AO online

Um dia depois de ter tomado posse, Vasco Cordeiro entregou à presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís, a ‘pen’ que contém a proposta de Programa de Governo que vai ser discutida na próxima sessão plenária do parlamento regional.

“O Governo entregou o seu programa no primeiro dia em que o podia fazer, sendo certo que tinha 10 dias para o fazer, o que é um sinal da forma como pretendemos trabalhar, com a maior celeridade, na tarefa de ajudar os Açores e os açorianos a ultrapassar esta fase que vivemos”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas.

O presidente do executivo regional salientou que o documento “corresponde aos compromissos que o PS apresentou aos açorianos” durante a campanha eleitoral, frisando que pretende “dar resposta às necessidades sentidas no dia-a-dia”.

Nesse sentido, destacou uma “preocupação muito grande” com a economia, no sentido do potencial que encerra para a criação de emprego, e com o apoio social para ajudar as famílias a ultrapassar a atual fase de dificuldades.

Vasco Cordeiro salientou ainda que o documento entregue na sede da Assembleia Legislativa, na Horta, Faial, inclui também questões de natureza “mais estrutural”, atendendo a que “é um programa para a legislatura”.

A sustentabilidade da autonomia regional e de setores como a saúde são algumas das preocupações do governo nesta perspetiva de “mais longo prazo”.

Vasco Cordeiro reafirmou ainda o diálogo e a concertação como “objetivos estabelecidos” pelo executivo, afirmando esperar que, depois de analisarem o documento, os partidos políticos com assento parlamentar digam de “sua justiça” sobre a proposta de Programa de Governo.

Nas declarações que prestou aos jornalistas, o presidente do Governo dos Açores revelou ainda que os nomes dos novos diretores regionais serão conhecidos num “curto espaço de tempo”, acrescentando que “entrarão em funções à medida que forem sendo designados”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados