Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro e Cônsul em São Paulo sublinham "relação irrepreensível" na defesa dos açorianos
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, esteve hoje reunido com o Cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, tendo ambos assinalado uma "relação irrepreensível" no intuito de "servir bem" os açorianos no Estado brasileiro.

Autor: Lusa / AO online


"Nestes seis anos que levo de funções em São Paulo não posso considerar este relacionamento outra coisa que não irrepreensível", disse Paulo Lourenço aos jornalistas, posição semelhante à de Vasco Cordeiro: "Este encontro permitiu atestar esse bom relacionamento, afirmá-lo e afirmar a vontade de continuar nessa forma para servir bem a comunidade açoriana em São Paulo", vincou o chefe do executivo açoriano.

O encontro teve lugar cerca das 13:00 locais (menos quatro que em Lisboa) no Consulado de Portugal em São Paulo e juntou ainda a comitiva açoriana que, com o presidente do Governo dos Açores, visita o Brasil até domingo.

"Foi uma boa oportunidade para constatar esse bom relacionamento e reforçar a ligação entre os Açores e o Brasil, nomeadamente São Paulo, através de novas áreas e conhecimentos como é o caso do AIR Center, projeto que merece atenção, cuidado e carinho", sustentou Vasco Cordeiro.

O referido AIR Center, projeto de investigação do Atlântico é, na visão do Cônsul-Geral, um "projeto fundamental para Portugal, um desiderato de Estado", nomeadamente devido à sua futura localização, no arquipélago dos Açores.

E concretizou: "Enquanto consulado temos procurado nas nossas responsabilidades e competências fazer esse trabalho de divulgação e valorização desta proposta".

No encontro entre Vasco Cordeiro, a comitiva açoriana e Paulo Lourenço estiveram também presentes alguns empresários açorianos e açor-descendentes do estado de São Paulo e a direção da Casa dos Açores de São Paulo.

Hoje ainda, o presidente do executivo regional vai encontrar-se com a comunidade açoriana residente em São Paulo, enquanto no sábado, último dia desta visita oficial, será dedicado a um encontro com comunidade açoriana do Rio de Janeiro e ao lançamento do livro 'Uma Página sobre Vitorino Nemésio'.

Aquela que é a primeira deslocação de Vasco Cordeiro ao Brasil enquanto presidente do executivo açoriano decorre na sequência da declaração de 2018 como "Ano dos Açores em Santa Catarina", onde, entre 1748 e 1754, desembarcaram os primeiros emigrantes da região autónoma.

A convite de Vasco Cordeiro, a comitiva que viaja ao Brasil integra ainda os presidentes das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória - cidades geminadas com Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina -, bem como alguns deputados da comissão de Política Geral do parlamento açoriano.

O Brasil constituiu o destino da primeira vaga sistemática de emigração açoriana a partir do século XVIII, nomeadamente para o sul do país.

Após este período verificou-se um grande fluxo migratório, em finais do século XIX e no início e primeira metade do século XX, em concreto para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados