Açoriano Oriental
Telemedicina não funciona no Corvo e Flores mas chegará este ano
O sistema de telemedicina no Corvo e nas Flores não está a funcionar, esperando o Governo dos Açores que a chegada da fibra ótica a estas ilhas, até ao final do ano, permita a sua utilização.
Telemedicina não funciona no Corvo e Flores mas chegará este ano

Autor: Lusa/AO online

O secretário regional da Saúde dos Açores, Luís Cabral, disse que o sistema de telemedicina nestas ilhas do Grupo Ocidental, apesar de instalado, não está a ser utilizado “porque a largura de banda não permite uma comunicação eficaz”.

A previsível extensão do anel de fibra ótica ao Corvo e às Flores até ao final do ano deverá permitir a sua utilização, acrescentou.

Luís Cabral falava aos jornalistas na ilha do Corvo, que o Governo açoriano visita até sexta-feira, depois de ter estado dois dias nas Flores.

O responsável pela Saúde no Governo Regional esteve reunido com a Unidade de Saúde de Ilha do Corvo, tendo dito no final que a reestruturação dos serviços do setor nas ilhas proposta pelo executivo não prevê alterações no Corvo.

A mais pequena ilha dos Açores, onde vivem pouco mais de 400 pessoas, tem um centro de saúde de resposta considerada “avançada”, que tem um serviço permanente de 24 horas de atendimento.

Assim, acrescentou Luís Cabral, está apenas previsto que haja alguma resposta complementar, relacionada justamente com a telemedicina, por exemplo.

Durante esta estadia no Corvo, e tal como acontece nas restantes ilhas, o Governo dos Açores reunir-se-á com diversas entidades, organismos e instituições. Durante a tarde de hoje, os membros do executivo receberam ainda os habitantes do Corvo que manifestaram essa pretensão.

Segue-se, ainda hoje, uma reunião do Conselho de Ilha com o executivo e, depois, um Conselho do Governo, cujas decisões serão conhecidas na sexta-feira.

O Estatuto Político-Administrativo dos Açores obriga o executivo regional a deslocar-se a todas ilhas todos os anos e a reunir-se em conselho durante a visita.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados