Açoriano Oriental
Tarifas elétricas aumentam 4,2% nos Açores em 2015
As tarifas elétricas nos Açores e na Madeira vão aumentar 4,2 por cento em 2015, mais do que no resto do país (3,3 por cento).
Tarifas elétricas aumentam 4,2% nos Açores em 2015

Autor: Lusa/AO online

Os valores estão publicados na página na internet da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a quem compete fixar as novas tarifas de venda da eletricidade aos consumidores finais no mercado regulado de todo o país, que vão entrar em vigor a 01 de janeiro do próximo ano.

A ERSE explica que o preço da eletricidade paga pelo consumidor final tem em conta o princípio da convergência do tarifário elétrico entre Portugal continental e as regiões autónomas, que permite equilibrar o valor médio a pagar por cada cliente.

Sem esse mecanismo de convergência do tarifário elétrico, a tarifa de eletricidade subiria nas regiões autónomas em cerca de 50 por cento (Açores) e 35 por cento (Madeira).

Os novos preços têm ainda em linha de conta o princípio da "aditividade tarifária", ou seja, a soma dos preços das tarifas de energia e de comercialização e das tarifas de uso global do sistema e do uso da rede de transportes e distribuição.

Tal como no resto do país, haverá nas regiões autónomas uma redução de 14 por cento da designada "tarifa social", aplicável aos "clientes economicamente vulneráveis".

O Governo nacional decidiu, por outro lado, alargar a abrangência da tarifa social de eletricidade, estimando que possa beneficiar cerca 500 mil consumidores em todo o país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados