Açoriano Oriental
"Submundo" da sociedade micaelense oitocentista retratado em livro
A investigadora Susana Serpa Silva propõe uma viagem ao submundo da ilha de S. Miguel, nos Açores, na segunda metade do século XIX, num livro sobre violência, desvio e exclusão, que lança na sexta-feira em Ponta Delgada.
"Submundo" da sociedade micaelense oitocentista retratado em livro

Autor: Lusa/AO Online

“É um retrato da ilha de S. Miguel e da sociedade micaelense, mas um retrato que incide nos aspetos, grupos, problemas e questões menos conhecidas. É um retrato diferente”, afirmou Susana Serpa Silva, acrescentando que a obra resultou da sua própria tese de doutoramento, tendo por base dados criminais e judiciais da época.

Intitulado “Violência, Desvio e Exclusão na Sociedade Micaelense Oitocentista (1842-1910)”, o livro será lançado, na sexta-feira, no anfiteatro da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, estando a apresentação a cargo do antigo reitor da Universidade dos Açores Avelino Meneses.

Para a autora, um dos aspetos mais marcantes desta investigação científica prendeu-se com o fenómeno das crianças expostas, menores que eram abandonados à nascença nas designadas rodas, algo que considerou “avassalador pelos números e pelas consequências”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados