Açoriano Oriental
Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos laranja para sete ilhas dos Açores devido à previsão de vento e agitação marítima, com rajadas que podem chegar aos 130 quilómetros/hora e ondas até nove metros.
Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo o IPMA, o aviso laranja para vento vigora entre as 11:00 de quarta-feira e as 02:00 de quinta-feira (mais uma hora em Lisboa) no Corvo e nas Flores, grupo ocidental do arquipélago.

Para estas duas ilhas, foi emitido, ainda, um aviso laranja para agitação marítima entre as 14:00 e as 22:00 de quarta-feira.

Um aviso laranja foi igualmente emitido para o grupo central dos Açores – ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial e Graciosa – a partir das 14:00 de quarta-feira até às 05:00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu, também, aviso amarelo devido à previsão de chuva, trovoada, agitação marítima e vento, para os grupos ocidental, central e oriental, este último constituído pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Estes avisos começam a vigorar à 11:00 de quarta-feira, prolongando-se por um período até 24 horas.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo a Delegação Regional dos Açores do IPMA, “uma depressão em fase de cavamento irá passar a norte do grupo ocidental, provocando um agravamento do estado do tempo”.

“É uma depressão com sistema frontal associado que está a intensificar-se e vai passar muito próximo do grupo ocidental, o que vai originar o agravamento do estado tempo”, explicou à agência Lusa a meteorologista Patrícia Navarro.

Segundo Patrícia Navarro, “o vento poderá atingir rajadas de 130 quilómetros por hora no grupo ocidental a partir do meio-dia de quarta-feira”, enquanto no grupo central as rajadas podem chegar aos 120 quilómetros/hora.

Estão ainda previstas ondas entre os oito a nove metros no grupo ocidental e de seis a sete metros no grupo central.

“É possível precipitação, pontualmente forte, que eventualmente poderá vir a ser acompanhada de trovoada”, adiantou Patrícia Navarro.

Entretanto, a Autoridade Marítima nos Açores informou na segunda-feira que é previsível um agravamento das condições meteorológicas, explicando que este será notado "pela ocorrência de vento forte, chuva intensa e aumento da ondulação”, que pode atingir “mais de seis metros de altura”.

“Recomenda-se, por isso, à comunidade marítima o reforço das amarrações e vigilância das embarcações, sobretudo nas zonas viradas a sul e, por isso, mais expostas à forte ondulação que se prevê”, adiantam comunicados emitidos pelas capitanias, que aconselham a população a evitar “os passeios junto à linha de água, em particular os molhes, piscinas naturais e zonas balneares”.

Segundo os comunicados, “é fundamental da parte de toda a população uma atitude prudente junto da orla costeira, não incorrendo em situações de risco que podem vir a ter consequências graves”, dado prever-se que o mar galgue zonas onde habitualmente não chega.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados