Açoriano Oriental
Seis ilhas estão a perder população
Em São Miguel e Terceira vivem 79% dos açorianos. Graciosa é a ilha que tem perdido mais pessoas, mas há outras cinco na lista
Carregando o video...

Autor: Paula Gouveia
A Graciosa é a ilha dos Açores com o decréscimo de população mais acentuado e foi a única que perdeu população em todas as freguesias, entre 2001 e 2011.

 

Mas apesar de ser o caso mais grave, a Graciosa não é a única ilha que está a perder população, refere o estudo “Tendências Demográficas no Arquipélago dos Açores ao longo da primeira década do século XXI”, de Paulo Espínola e de Luís Silveira, realizado com base na análise dos Censos de 2011. Outras cinco ilhas seguem-lhe o exemplo: São Jorge, Flores e Pico - as três com descidas significativas; e ainda Santa Maria e Faial,  estas últimas com perdas ligeiras.

 

Numa análise ao nível concelhio, Santa Cruz das Flores alcançou a evolução mais negativa, perdendo 8,2% dos habitantes que tinha em 2001, seguido de perto por Santa Cruz da Graciosa (-8,1%) e Calheta, em São Jorge (-7,3%).

 

Estas perdas acontecem quando a análise da evolução demográfica na última década mostra um acréscimo global de população dos Açores (da ordem dos 2,06%) e ainda a tendência de concentração da população nas ilhas de São Miguel e Terceira, onde já reside 79% da população açoriana.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados