Açoriano Oriental
Santa Cruz das Flores investe 1,5 ME no reforço do abastecimento de água
A Câmara de Santa Cruz das Flores, nos Açores, onde os munícipes pagam um euro mensal pela água consumida, vai investir 1,5 milhões de euros na remodelação da rede de abastecimento, disse hoje o presidente da autarquia
Santa Cruz das Flores investe 1,5 ME no reforço do abastecimento de água

Autor: LUSA/AO online

Segundo José Carlos Mendes, a primeira obra, de meio milhão de euros, deverá arrancar em setembro e contempla a remodelação da rede de abastecimento de água ao lugar da Ponta Ruiva, na freguesia dos Cedros, beneficiando cerca de 40 moradores.

“Vamos substituir toda a rede de abastecimento de água e construir novos reservatórios, porque a rede que existe é antiga e em fibrocimento”, referiu o autarca, esclarecendo que a candidatura foi aprovada e conta com uma comparticipação de 85% do Programa Operacional Açores 2020.

José Carlos Mendes adiantou que se seguem mais duas empreitadas, de um milhão de euros no total, de reforço e abastecimento de água às freguesias dos Cedros e Caveira, acreditando que até ao final do ano estes trabalhos, que vão beneficiar 210 pessoas, possam começar.

“Alguns lugares e freguesias estão com poupa população, mas esta é também uma forma de criarmos condições de atração e fixação de pessoas”, referiu o presidente do município da ilha das Flores, salientando que se trata de investimentos “muito importantes para estas populações”.

Segundo o autarca, além do reforço do abastecimento domiciliário de água, os trabalhos contemplam a criação de “reservas para eventuais períodos de seca” e o abastecimento à agropecuária.

José Carlos Mendes salientou que no município a população paga um euro mensal independentemente da quantidade de água consumida, situação justificada pelo facto de o concelho ter “água em quantidade e qualidade suficientes”, além de que “é uma forma de apoiar os empresários e as famílias”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados