Açoriano Oriental
Taça da Liga
Santa Clara 3-1 Aves
Santa Clara e Aves jogam a 3ª e última jornada do Grupo D da 1ª fase da Taça da Liga.
Santa Clara 3-1 Aves

Autor: Nuno Martins Neves

 

Terceira vitória do Santa Clara em tantos jogos oficiais. Boa exibição dos encarnados de Ponta Delgada, que a espaços demonstraram bom entrosamento. Porcellis volta a confirmar os dotes de goleador, com mais dois tentos, mas a figura do encontro é Ruizinho, que esteve em todos os golos do Santa Clara. Primeiro lugar do Grupo D da 1ª Fase da Taça da Liga para o Santa Clara, com nove pontos, o melhor clube dos 16 que entraram nesta primeira ronda.

 

FINAL DA PARTIDA

 

MINUTO 87

Livre de Cervantes e Paulo Monteiro a desviar no coração da área mas o guarda-redes do Aves a socar para longe.

 

MINUTO 84 - GOLO SANTA CLARA

AÍ ESTÁ O TERCEIRO! Lance muito fortuito do Santa Clara. Tudo começa com um alívio de Paulo Monteiro da defesa, que encontra Ruizinho desmarcado na esquerda. O extremo opta pela jogada individual, flecte para o meio, remata fraco, com a bola a tabelar num defesa e a encontrar o pé direito de Porcellis. O brasileiro, em posição regular, só teve de virar-se para a baliza e atirar fácil para o 3-0.

 

MINUTO 82 - SUBSTITUIÇÃO AVES

Sai Filipe, entra Jair.

 

MINUTO 80 - AMARELO SANTA CLARA

Cervantes trava um ataque periogoso do Aves e vê a cartolina.

 

MINUTO 78 - AMARELO AVES

Ruizinho finta Filipe mas o lateral direito a rasteirar o extremo do Santa Clara à entrada da grande área do Aves. Amarelo justificado.

 

MINUTO 77

Apesar do golo sofrido, o pouco público no Estádio de São Miguel puxa pela equipa.

 

MINUTO 74 - GOLO AVES

Canto na esquerda do ataque do Aves, bola  a surgir ao segundo poste onde surgiu Valdinho a encostar para dentro da área. Avançado angolano festeja com uma pirueta e depois pede desculpa ao público.

 

MINUTO 73

Jogo muito lento até ao momento. O Aves procura reduzir a desvantagem, enquanto o Santa Clara aposta num jogo de contenção. 

 

MINUTO 68 - SUBSTITUIÇÃO SANTA CLARA

Platini substitui Reguila.

 

MINUTO 64

Luís Miguel prepara para queimar as substituições, com a entrada de Platini.

 

MINUTO 63 - AMARELO AVES

Falta de Valdinho sobre Porcellis para amarelo.

 

MINUTO 62

Ataque do Aves, com Djribil a deixar para Valdinho que na cara de Hélder Godinho atira por cima. 

 

MINUTO 57

 Boa intervenção de Hélder Godinho, a travar um cruzamento venenoso de Valdinho.

 

MINUTO 55 - SUBSTITUIÇÃO AVES

Saída de Binaia para entrada de Vasco ocha.

 

MINUTO 46 - SUBSTITUIÇÃO SANTA CLARA

Minhoca entra para o lugar de Godinho, já amarelado.

 

 Luís Miguel prepara uma alteração no 'onze', com o açoriano Minhoca preparado para entrar.

 

Santa Clara vai para os balneários a vencer por 2-0, golos de Porcellis e Reguila. Depois de uma entrada forte do Aves, que desperdiçou um penálti por Valdinho, os encarnados de Ponta Delgada agarraram-se à velocidade de Ruizinho e adiantaram-se no marcador.

 

INTERVALO 

 

MINUTO 43

Valdinho flecte da esquerda para o meio, remata e Djibril intercepta a bola mas não consegue desviar do alcance de Hélder Godinho. Aves a não conseguir furar a teia defensiva do Santa Clara.

 

MINUTO 38

O ritmo da partida a baixar drasticamente, com muita luta a meio-campo.

 

MINUTO 36

Ânimos exaltados no relvado do 'São Miguel', após algumas entradas mais ríspidas de parte a parte.

 

MINUTO 33 - AMARELO SANTA CLARA

Godinho a ver a cartolina, depois de uma falta sobre Binaia, a meio do meio-campo açoriano. Pareceu uma decisão exagerada de Rui Costa. Na sequência do livre, Hélder Godinho cortar o cruzamento de Vasco Matos.

 

MINUTO 32

Bela defesa de Hélder Godinho, a tirar o pão da boca de Djibril, após um cruzamento de Valdinho na direita.

 

MINUTO 28 - AMARELO AVES

Cartolina amarela para Vasco Matos, por falta a meio-campo sobre Ruizinho.

  

MINUTO 27

Cervantes a levantar da direita para Reguila que atira ao lado, mas em falta. O lado direito continua a ser o preferido do Santa Clara para atacar. O lateral João Pedro a sentir muitas dificuldades perante Ruizinho.

 

MINUTO 23

Belíssima reação dos encarnados de Ponta Delgada à pressão inicial do Aves. Depois do penálti falhado de Valdinho, os açorianos pegaram no jogo e marcaram dois golos. Em ambos os tentos, o extremo Ruizinho esteve em evidência. Sinal mais para o Santa Clara neste momento.

 

MINUTO 22 - GOLO SANTA CLARA

AÍ ESTÁ O SEGUNDO!! Depois de ter ameaçado com um remate de longe, Reguila faturou. Nova desmarcação de Ruizinho no limite do fora de jogo, o extremo foge pela direita, cruza ao segundo poste onde surge Porcellis a devolver de cabeça para o meio, onde Reguila atira a contar.

 

 

MINUTO 20

Mais um lance de perigo do Santa Clara! Ruizinho rouba a bola no miolo, passa para Reguila que visa a baliza com um remate de longe.

 

MINUTO 19 - SUBSTITUIÇÃO SANTA CLARA

Pacheco sai para entrada de André Simões. Não se vislumbrou nenhum problema físico com o capitão do Santa Clara que motivasse a substituição. Com a saída de Pacheco, Tony assume a braçadeira de capitão.

 

MINUTO 15 - GOLO SANTA CLARA

AÍ ESTÁ O PRIMEIRO! Belíssima jogada do Santa Clara, com Pedro Cervantes a pedir a desmarcação de Ruizinho com um passe fatal, o extremo cruzou rasteiro da direita para a esquerda onde Rafael Porcellis só teve de encostar. Quarto golo do avançado brasileiro na competição.

 

MINUTO 11 - PENÁLTI FALHADO

Valdinho encarregou-se de marcar a grande penalidade mas atira muito por cima da trave de Hélder Godinho. Continua o zero no marcador. 

 

MINUTO 10 - PENÁLTI PARA O AVES

Binaia foge a Pacheco que falha o corte e acerta no jogador do Aves. Penálti claríssimo, sem sombra para dúvidas. O capitão do Santa Clara vê o amarelo.

 

MINUTO 9

Novamente o Santa Clara! Tony lança Ruizinnho que parte em posição regular e remata fraco ao lado.

 

MINUTO 7

Primeiro lance de perigo do Santa Clara! Reguila intercepta um passe do lateral esquerdo do Aves, deixa para Ruizinho na direita que cruza, um pouco atabalhoado, para Porcellis mas a defesa contrária a aliviar o lance.

 

MINUTO 4

Primeiro lance de perigo, Valdinho a fugir pela esquerda e a cruzar muito próximo do poste esquerdo da baliza de Hélder Godinho, que agarra com dificuldade. Sinal mais para o Aves, nestes primeiros minutos de jogo. 

 

 

MINUTO 1

Primeiros instantes da partida, Luís Miguel a colocar Pacheco na lateral direita, com Paulo Monteiro e Luiz Carlos a formarem os centrais e Serginho a fechar a lateral esquerda. Tony, Godinho e Cervantes são os 'três' do meio-campo, enquanto Ruizinho progride pela ala direita, Porcellis pela esquerda e Reguila é o avançado.

 

COMEÇOU A PARTIDA

 

 

Os capitães das duas equipas já escolheram os lados. O Santa Clara vai jogar de norte para sul e vai dar o pontapé de saída.

 

Entram as equipas no relvado, sob os aplausos de cerca de 150 adeptos presentes no Estádio de São Miguel.

 

É o regresso de Valdinho aos Açores, extremo angolano que na época passada jogou pelo Santa Clara.

 

Pelo Aves, o técnico José Vilaça vai fazer alinhar: Ricardo; João Pedro, Grosso, Tito, Valdinho, Filipe, Djibril, Binaia, Adilson, Vasco Matos e Elvis.

No banco vão estar: Rui Faria, Jair, Vasco Rocha e João Paulo.

 

Para este jogo, o técnico Luís Miguel vai fazer alinhar o seguinte onze: Hélder Godinho; Luiz Carlos, Paulo Monteiro, Tony e Serginho; Pacheco, Cervantes e Godinho; Ruizinho, Reguila e Porcellis. 

No banco o técnico dos insulares tem: Brice Niclos, Accioly, Marco Lança, André Simões, Minhoca, Hugo Rego e Platini.

 

JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!

 

Este vai ser a nona vez que o Santa Clara recebe o Aves, formação que já não ganha há dois anos. Ainda assim, os encarnados de Ponta Delgada somam quatro vitórias contra três do Aves e apenas dois empates.

 

Santa Clara e Aves encontram-se com a qualificação para a 2ª ronda da Taça da Liga garantida. Os açorianos são segundos, com 6 pontos, os mesmos que a equipa nortenha, que lidera por ter mais um golo marcado que os encarnados de Ponta Delgada (6-0 contra 8-1).

 

Encontro tem início às 18h00, no Estádio de São Miguel, e vai contar com a arbitragem de Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto, coadjuvado por João Santos e Nuno Manso.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados