Açoriano Oriental
Saga de baleeiros portugueses celebrada em exposição itinerante nos EUA
O Museu da Baleação de New Bedford, no estado norte-americano de Massachusetts, tem uma programação dedicada a Portugal nos próximos meses, incluindo uma exposição itinerante sobre o papel dos baleeiros portugueses na baleação da Nova Inglaterra.
Saga de baleeiros portugueses celebrada em exposição itinerante nos EUA

Autor: Lusa/AO online

A exposição chama-se "Yankee Baleeiros! The Shared Legacies of Luso and Yankee Whalers" e, segundo o diretor do Museu, James Russel, "ilumina os contributos únicos de portugueses, cabo-verdianos e brasileiros que vieram para os Estados Unidos no século XIX para participar na industria da baleação"

"Esta é uma forma de educar e provocar uma discussão nacional sobre a experiência lusófona nos EUA, especificamente no século XIX, quando a indústria baleeira serviu de catalisador de oportunidades para muitos imigrantes", explicou Russel à agência Lusa.

O responsável acredita que a exposição "expande o alcance do museu a nível nacional, permitindo partilhar o legado do porto de New Bedford como uma Ellis Island para o mundo lusófono."

Constituída por 18 grandes painéis, com 2,5 metros por 3 metros, a exibição esteve em Dorchester durante o mês de julho e na frente marítima de New Bedford até 06 de julho. Segue agora para a Bibilioteca de Attleboro, Massachusetts, onde ficará de 14 de julho a 01 de agosto. Segue depois para São Francisco, na Califórnia, onde estará em exibição no Maritime National Historical Park, até 31 de dezembro.

O orçamento da iniciativa são 100 mil dólares e o museu espera que continue a percorrer outras cidades dos EUA no próximo ano, incluindo São Diego, na Califórnia, e Amherst, em Massachusetts.

Além desta exposição, o meu recebe, no dia 18 de julho, um concerto de fado de Rodrigo Costa Félix, acompanhado por Marta Pereira da Costa e Pedro Pinhal.

No dia 25, o ex-jogador de futebol António Simões vai falar sobre a sua experiência como internacional português e, no dia 29, como resultado de uma parceria com o Festival de Cinema da Madeira, vai ser mostrada uma série de curta-metragens.

Dois dias depois, a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes da Região Autónoma da Madeira, Conceição Estudante, fará uma apresentação sobre turismo na região.

A apresentação antecede uma viagem que o museu esta a organizar, que acontece em setembro, e que pretende levar à região vários interessados na cultura portuguesa, como aconteceu no ano passado com os Açores.

O museu apresenta também dois novos elementos na sua ala permanente dedicada aos Açores. Os visitantes do museu poderão ver uma baleeira em tamanho real, construída no ano passado, e uma reprodução de uma vigia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados