Açoriano Oriental
RUP apresentam planos de investimento e crescimento para 2014-2020
O Comissário da UE para a Política Regional, Johannes Hahn, recebe esta terça-feira os planos de crescimento estratégico de oito regiões ultraperiféricas europeias (RUP).

Autor: Ana Carvalho Melo

O  responsável pela coordenação de todas as políticas da UE para estas regiões irá discutir os planos de ação em Bruxelas, com os presidentes e vice-presidentes dos Açores, Madeira, Canárias, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Reunião e São Martinho, revela a Comissão Europeia.

 

É a primeira vez que as regiões ultraperiféricas são instadas a apresentar este tipo de estratégia individual, que abrangerá não apenas o que tencionam fazer para utilizar da melhor maneira os fundos estruturais da UE, mas também de que modo pensam que as demais políticas da UE podem contribuir para o seu desenvolvimento.

 

Os planos identificam quais as características e os pontos fortes específicos que visam aproveitar com vista a diversificar e modernizar as suas economias.

Antecipando os debates desta terça-feira, o Comissário Hahn declarou: «Estas novas estratégias são instrumentos importantes para ajudar as regiões ultraperiféricas da Europa a fazer valer os seus pontos fortes e estimular as suas economias. Evidentemente, em virtude da sua situação geográfica, estas regiões enfrentam grandes desafios, mas gozam também de vantagens únicas. Os planos de ação identificarão o modo como tencionam tirar o máximo partido destas últimas, com o apoio de toda a gama de instrumentos da UE. Estes serão fundamentais para o trabalho futuro com a Comissão e os Estados-Membros interessados, na programação dos fundos da UE para o próximo período.»

Os planos de ação foram pedidos pela Comissão há um ano atrás na comunicação: «As regiões ultraperiféricas da União Europeia: Parceria para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo».

As estratégias são ferramentas para o período de 2014-2020: não só na utilização dos fundos estruturais, mas para indicar de que modo as RUP podem beneficiar das políticas da UE em termos mais gerais. Especificam as medidas a tomar nos traçados individuais das regiões para o cumprimento dos objetivos de crescimento Europa 2020, abordando questões como o desemprego dos jovens e a promoção da competitividade local. O evento de hoje contará igualmente com a participação de representantes de várias Direções-Gerais da Comissão responsáveis pela política marítima, emprego, agricultura, transportes, comércio, desenvolvimento e mercado único.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados