Açoriano Oriental
Renovação da Caldeira Velha inaugurada a 29 de agosto (vídeo)
A requalificação da Caldeira Velha, com o novo Centro Interpretativo, vai ser inaugurada no próximo dia 29 de agosto, às 10 horas.
Carregando o video...

Autor: Rui Jorge Cabral
A Caldeira Velha vai passar a ter entradas pagas no valor de 2 euros e passa também a ter um horário de funcionamento das 9 às 21 horas, o que  implicará um esforço em termos de recursos humanos por parte da autarquia da Ribeira Grande, que ali irá ter alternadamente perto de uma dezena de funcionários a trabalhar por turnos.  

 

A grande novidade é o novo Centro Interpretativo, que vai ter uma cafetaria com esplanada e onde será também possível comprar lembranças da Caldeira Velha. O centro terá também um pequeno anfiteatro com 15 lugares, onde será apresentado um filme sobre a fauna, a flora e a geologia da Caldeira Velha. Um filme que terá depois correspondência com as exposições presentes no Centro Interpretativo, embora estas sejam mais temáticas. 

 

Outras das novidades da renovada Caldeira Velha é a criação de uma segunda piscina, bastante mais pequena, junto à fumarola situada em frente ao Centro Interpretativo e numa zona mais baixa relativamente à piscina grande com a queda de água. 

 

Esta nova piscina terá a sua água ‘aquecida’ pela fumarola situada alguns metros mais acima. Os arruamentos no interior da zona da Caldeira Velha vão sofrer também alterações, embora pequenas. 

 

O acesso principal passa a ter apenas uma faixa pavimentada para pessoas com mobilidade reduzida ou carros de bebé, mantendo-se no resto o piso em bagacina e o acesso à piscina grande da Caldeira Velha passa agora também a ter um pavimento em calçada, mais confortável de pisar para quem sai descalço da piscina e mais fácil de limpar ao fim de cada dia.  Foi feita ainda uma pequena rampa para permitir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida à piscina grande da Caldeira Velha.  

 

Outra estrutura que surge agora renovada com as obras na Caldeira Velha é a dos vestiários em madeira, que permitem às pessoas mudarem de roupa à saída da piscina com muito maior privacidade. 

 

O Centro Interpretativo terá um funcionário em permanência para apoiar os visitantes nas explicações sobre a Caldeira Velha e a sua envolvência, bem como sobre a melhor forma de utilizar aquele espaço, sobretudo na zona de banhos. 

 

Para o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande,  o espaço da Caldeira Velha “precisava ser preservado” porque corria sérios riscos de se descaracterizar até à sua destruição, “tal era a quantidade de pessoas que, sobretudo durante o verão frequentavam aquele espaço” sem qualquer controlo. A mais recente contagem da Câmara aponta para 350 pessoas por dia, na época alta. 


A intenção do novo Centro Interpretativo da Caldeira Velha é também a de dar às pessoas motivos para permanecerem mais  tempo naquele espaço, que Ricardo Silva pretende que não seja conhecido apenas como uma zona balnear, mas também como um espaço de divulgação ambiental, enriquecido com um dos fenómenos que mais caracteriza a ilha de São Miguel: as fumarolas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados