Açoriano Oriental
Região tem de harmonizar cálculo de tarifários de água
O presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), Hugo Pacheco, alertou esta quinta-feira para a necessidade de ser harmonizada a forma de cálculo dos tarifários da água na região.
Região tem de harmonizar cálculo de tarifários de água

Autor: Lusa/AO online

"Há uma grande dicotomia na própria construção dos tarifários dos Açores, quer quanto à estrutura, quer quanto à forma, quer quanto aos escalões", frisou, na sessão de abertura do II Seminário Ambiente e Desenvolvimento, na Praia da Vitória.

Segundo Hugo Pacheco, o que importa não é harmonizar os preços, mas a forma de cálculo dos tarifários nos diferentes concelhos dos Açores.

O presidente da ERSARA considerou ainda que é preciso recuperar o défice de tarifário que existe, lembrando que em alguns concelhos "não houve atualização" de preços durante muitos anos.

No Dia Mundial do Ambiente, Hugo Pacheco frisou que os principais desafios no abastecimento de água atualmente são o reforço da sua qualidade e uma gestão "mais eficiente".

Também na sessão de abertura do seminário, promovido pela empresa municipal Praia Ambiente, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, apelou a uma maior consciencialização da população para a gestão dos recursos existentes.

O autarca salientou que não é possível falar em ambiente e em desenvolvimento sustentável sem ter em conta a racionalidade dos recursos e a viabilidade económica das entidades que os gerem.

Roberto Monteiro frisou que para além dos recursos serem limitados, a sua gestão envolve investimentos avultados, que a população não tem em mente quando se fala na necessidade de atualizar os tarifários.

"Há duas formas de manter isto sempre equilibrado: ou se pratica um tarifário que cobre a totalidade das despesas que se tem ou, em contrapartida, se reduz no serviço que é oferecido para poder em correspondência ajudar o tarifário", frisou.

O autarca, que preside também à associação de municípios dos Açores, lembrou, por exemplo, que na sequência de cortes agendados por falta de água, no concelho de Angra do Heroísmo, no verão de 2009, a população da ilha Terceira reduziu o consumo de água em 9%. A ilha Terceira tem dois concelhos: Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados