Açoriano Oriental
Região cria novos cursos no ensino profissional
O executivo regional aprovou a abertura de 37 novos cursos nas escolas profissionais da Região no próximo ano letivo.
Região cria novos cursos no ensino profissional

Autor: Ana Carvalho Melo

O anúncio foi feito pelo  vice-presidente do Gonerno Regional, Sérgio Ávila, que falava quarta-feira na cerimónia de entrega de diplomas de conclusão de curso aos formandos da Escola Profissional da Praia da Vitória.

 

Na ocasião Sérgio Ávila frisou que esta medida aumenta as opções profissionais e o “número de alunos açorianos que podem frequentar os cursos de formação profissional inicial”.

Relativamente à realização de cursos destinados à qualificação de desempregados, outra vertente da atuação das escolas profissionais, Sérgio Ávila revelou que vão ser lecionados 49 cursos Reativar, três cursos de especialização tecnológica e dois de formação pós-secundário.

Com esta medida, disse o Vice-Presidente do Executivo, “consegue-se assegurar a atividade das escolas profissionais, reforçando a sua atividade e, simultaneamente, elevar o nível de qualificação dos desempregados”, tanto ao nível do 9.º ano como do 12.º ano de escolaridade.

Entre estes 49 cursos, 41 vão possibilitar dupla certificação, com duração de dois anos, e os restantes oito conferem apenas o grau do 9.º ano de escolaridade.

Os cursos Reativar, que Sérgio Ávila salientou serem “uma aposta inovadora do Governo dos Açores”, vão permitir a requalificação dos desempregados em outras áreas de atividade, com destaque para o turismo e a agricultura, sem prejuízo de opção por outras profissões que gerem autoemprego, como canalizador, pasteleiro, costureira/modista, calceteiro ou eletricista.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores felicitou todos os que receberam diplomas de conclusão de curso por terem “vencido esta etapa” e fez votos de sucesso “nas etapas seguintes” das suas vidas profissionais e pessoais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados